20 de Junho de 2018

Café com Química debate a formação do profissional da área de exatas

Por Vanderson de Paulo

Cerca de cem pessoas participaram na manhã desta quarta (20), no auditório do Geratec, da abertura do VIII Café com Química. O encontro organizado pelo Programa de Educação Tutorial em Química (PET), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conta com palestras sobre a formação de docente e  pesquisas desenvolvidas na área de química.

Discentes dos curso de Química e de outras áreas participam do VIII Café com Química no auditório do Geratec-UESPI

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Profa. Dra. Bárbara Melo, participou da abertura do encontro que promove uma série de debates. Um deles foi apresentado pela Profa. Dra. Luciana Ferreira, da Universidade Federal do Piauí(UFPI), que ministrou a palestra:“Questões atuais na formação de professores de Química”. A docente  levantou questões sobre a formação de professores dos anos 30 até os dias atuais, leis e diretrizes curriculares nacionais que orientam a competência dos docentes.

O Coordenador do PET, Prof. Reginaldo da Silva, destaca que diferente dos anos anteriores, o evento teve como ideia a formação dos profissionais de exatas. “Os cursos de Química, Física e Biologia são convidados a participar. Diferente das edições anteriores onde a gente sempre vinha tratando de temas  tecnológicos, como a nanotecnologia, dessa vez os alunos propuseram um tema que tivesse relacionado a educação em química, já que é um tema pouco abordado dentro do curso e como é um curso de licenciatura, o tema caiu bem. É o profissional de química dentro do processo de educação”, explica Reginaldo.

Programação

No segundo turno de atividades do evento, que inicia as 14h,  a docente Rafaela Santos (UFPI) ministrará uma análise acerca do tema “Materiais cerâmicos avançados para aplicação odontológica: um enfoque sobre matérias com gradiente funcional”. A palestra consiste em abordar um enorme campo de pesquisas, que visa melhorar a funcionalidade de estruturas dentárias para propiciar um maior conforto para pacientes, que visam utilizar estes materiais como alternativa para substituição de tecidos naturais. Além disso, falarei sobre aspectos relevantes que podem minimizar diversas falhas quando comparados com materiais monolíticos”, esclarece.

A  mesa redonda “Ciência, Pesquisas & Inovação desenvolvidas no âmbito do programa de Pós-graduação em Química da UESPI”às 15h,  contará com pesquisadores da UESPI, que apresentarão pesquisas desenvolvidas pela pós-graduação.

Pró-reitor Geraldo Eduardo participa de mesa redonda “Ciência, pesquisas & Inovação desenvolvidas no âmbito do programa de Pós-graduação em Química da UESPI” , na tarde desta quarta (20)

Café com Química

Os temas da VIII edição do café com química estão voltados para área de educação e formação do profissional da área de exatas. A proposta do evento vem de sugestão dos alunos que escolhem, pesquisam e dissertam sobre um tema de relevância científica para debatem em uma conversa sobre o tema com um professor/pesquisador.

comunicacao@uespi.br