Notícias

20 de Junho de 2018

Curso de Pedagogia da UESPI promove Primeiro Simpósio sobre cultura africana

Por Danúbia Rodrigues

Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizam Primeiro Simpósio de História, Cultura e Aspectos Sociais dos Africanos e Afrodescendentes. O simpósio acontecerá entre os dias 28 e 29 de junho na UESPI/Campus Clóvis Moura, é aberto a comunidade acadêmica e conta com certificação de 10 horas.

Com o objetivo de abordar assuntos sobre os aspectos históricos, sociais e culturais da África e seu povo Afrodescendentes, o simpósio traz dentro de sua programação palestras, mesa redonda, apresentação e momentos culturais e conta com grandes nomes da área, como o especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Católica da Bahia (PUC-BH), Kenard Kruel, com o tema: “Participação dos negros nas lutas pela independência do Brasil em solo Piauiense” e a Palestra do especialista em história do brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Gervásio Santos, trazendo a temática “Processos de resistência: Com a abolição da escravatura, deu-se o fim da escravidão”.

Uma das organizadoras do evento e aluna de pedagogia, Ana Luísa, diz que o simpósio é importante pois desfaz alguns conceitos tidos como “básicos” a respeito da África. “Queremos romper com a ideia pequena que temos dela e relevar a sua importância na construção dos aspectos sociais de antigamente e que temos hoje”, afirma.

Inscrições

O evento, que possui entrada gratuita, está com as inscrições abertas e se estendem até neste sábado (22/06) através do site do Simpósio.

Confira a Programação

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br