Notícias

13 de Junho de 2018

Lançada III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Por Danúbia Rodrigues

Valorizando a cultura local e buscando aprimorar a competência linguístico-discursiva dos estudantes piauienses, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, nesta quarta-feira (13/06), o lançamento da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, cuja temática é “Tecendo Saberes do nosso Povo”. O evento aconteceu no auditório do Palácio Pirajá, Campus Poeta Torquato Neto.

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa na administração do projeto em conjunto com a Vice-governadora Margarethe Coelho

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, membros da Administração Superior da UESPI, professores, coordenadores, representantes de entidades e alunos. A Olimpíada incentiva e contribui para melhorar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do estado do Piauí.

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa na UESPI

A Presidente do Comitê gestor da Olimpíada, Prof. Dra. Shirlei Alves, comenta que o projeto é em prol as escolas do Piauí e que busca melhorar o ensino. “O debate e a preocupação com a qualidade do nosso ensino, principalmente com o desenvolvimento da linguagem dos nossos alunos, faz parte do nosso dia a dia em sala de aula, então a Olimpíada é fruto das nossas inquietações. Desde que começamos nossa primeira edição, já percebemos o potencial desse projeto e como ele fazer a diferença”, afirma.

A Presidente do Comitê gestor da olimpíada piauiense da língua portuguesa, Prof. Dra. Shirlei Marly em palestra

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, iniciativas como a esta estimula o aluno a se autodesafiar. “A olimpíada da língua portuguesa é um concurso muito interessante pois incentiva a competitividade do aluno e estimula o aluno a se autodesafiar e testas seus limites, pois não é apenas a questão de competir com o que está ao seu lado, mas também a si próprio. A linguagem escrita é muito forte e presente na academia, pois vai dizer como ela será como profissional, então eu quero parabenizar a UESPI, e que venha muitas outras olimpíadas, que seja uma pratica na universidade, e quero desejar vida longa a esse concurso e muito sucesso para quem participará dele e parabenizar todos os profissionais envolvidos”, afirma a vice-governadora.

A Vice-governadora do governo do Piauí Margarete Coelho, em palestra

O Magnífico Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, afirmou que a Olimpíada vai ao encontro de mais uma formação para educação das nossas crianças e da juventude. “Parabenizamos a todos os envolvidos na Olimpíada, que possibilita às pessoas procurarem elaborar melhores textos com mais conteúdo de sua vida e do mundo que as cerca. Reitero que certamente preparará melhor para um desafio conjunto não só na área de português e em outras áreas do conhecimento”.

o reitor da UESPI, Nouga Cardoso em palestra a III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa.

O professor especialista Alexandre da Silva, representante do Instituto Federal do Piauí (IFPI) fala da importância do instituto investir na educação. “Eu tenho certeza de que a III Olimpíada Portuguesa será um sucesso, com a participação de grandes entidades, e nisso o IFPI, que continua colaborando para a educação e o fortalecimento cultural dos alunos, acredita que essa iniciativa permitirá aos estudantes a oportunidade de expressar seus pensamentos liberais”.

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa na UESPI

Para quem participa da Olimpíada, a experiência fica para toda a vida, como é o caso da professora da escola municipal Professor Valter Alencar, Carmem Sueli. “Na primeira Olimpíada, em 2016, nós trabalhamos o gênero poema, lendo Carlos Drummond de Andrade, com destaque para o verso eu não vi o mar, eu vi a lagoa, e como nós não temos mar aqui, então eu criei uma opção com os alunos: era eu não vi o mar, eu vi o rio e, a partir disso, fizemos uma visita aos rios, e, no mês seguinte, nosso gênero era agora voltado às notícias. No ano seguinte, na segunda edição, trabalhamos com crônica, é um gênero difícil de reflexão, porém prazerosa, mas conseguimos, e eu fiquei muito feliz com os dois segundos lugares. Fiquei feliz por mim e por alunas perceberem que são capazes”, conclui.

A OLINPI

Tratando-se de uma iniciativa da UESPI, a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica da rede pública piauiense. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME).
Para participar, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas estadual, municipal e federal do estado do Piauí. Os alunos devem cursar 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, modalidades regulares e EJA, ou 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, modalidades regular, profissionalizante e EJA.

Confira o Regulamento

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br