Prex

12 de Junho de 2018

UESPI participa de Missão Multidisciplinar do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Por Vanderson de Paulo

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), participou de reunião da missão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O encontro aconteceu na tarde desta segunda (11) na Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e serviu para tratar, sobretudo, das Políticas de Desenvolvimento Humano e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Gestores reunidos em missão na Secretaria de Planejamento do Estado Foto: Adriana Reis

A reunião abordou o apoio do PNUD para a implementação dos ODS na agenda 2030, onde foram apresentadas sete etapas necessárias. O Coordenador da Divisão Sociocultural da PREX, Oscar Carvalho, ressaltou sobre o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, e destacou o papel da UESPI na diretrizes 1 do PPA.

“Essa missão promove o desenvolvimento humano com ênfase na educação, saúde e segurança. No quesito extensão, na UESPI existem 48 projetos na área da educação e participação efetiva no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEU) e em Núcleos de Pesquisas”, cita Oscar, sobre as ações promovida pela instituição que são direcionadas para as ODS.

Prof. Oscar Carvalho e Professor Nilson Moura,  representaram a UESPI na reunião  junta da colaboradora Adriana Reis(CRI/UESPI) Foto: Adriana Reis

“Relatamos onde a UESPI teve dificuldade de executar as ODS. Foi um momento de avaliar como estão os trabalhos dentro do território piauienses. Colocamos as ações dentro dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável”, mencionou Oscar.

O Coordenador ainda citou o importante trabalho do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em relação as ligas acadêmicas como exemplo, a liga de Previdência do Câncer Juvenil.

A UESPI vem adequando sua política educacional direcionada aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável

Nesta reunião estiveram presentes a comitiva da Missão Multidisciplinar da ONU, representantes do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), representantes do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A UESPI foi representada pelo Chefe da Divisão de Programas Sociocultural, Nilson Moura; o Coordenador da Divisão de Programas Sociocultural da PREX, Oscar Carvalho; e pela colaboradora convidada da Coordenação de Relações Internacionais (CRI/UESPI) Adriana Reis, que representou o Coordenador da CRI, Prof.Dr. Orlando Berti.

A UESPI integra a rede com a ODS desde 2017 e é uma das instituições que fazem parte do comitê gestor da rede. Além da UESPI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF ) e da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO) também participaram da missão. De forma conjunta com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a agenda da missão do PNUD no Piauí ocorre de 11 a 15 de junho e contemplará diversas reuniões com os órgãos que atuam no planejamento e gestão dos programas do Estado, além do setor privado e representantes da sociedade civil.

Rede ODS

A rede ODS, integra universidades e instituições a se comprometerem a apoiar o Estado nos seus esforços de alinhar as políticas e programas públicos aos conceitos de Desenvolvimento Humano Sustentável. A Rede ODS é vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que executa diversos projetos  de pesquisas e extensão em diferentes áreas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritária.

Confira a programação.