11 de Junho de 2018

Humanismo Caboclo e comunidade dialogam sobre o papel da Comunicação Comunitária

Por Joaquim Cantanhêde (Ascom/ Projeto Humanismo Caboclo)

“A gente não olha para dentro da nossa comunidade e acabamos não observando o que podemos desenvolver aqui”, é o que destaca Amanda Santos, moradora do povoado Palmeira dos Soares, zona rural do município de Pedro II. Lugar de acolhida para o curso de extensão em Comunicação Comunitária, uma das frentes trabalhadas neste ano pelo Humanismo Caboclo, programa de extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O segundo módulo do projeto, ocorrido sábado, 09 de junho, foi de intensa troca de saberes, tendo como eixo de discussão a Comunicação Comunitária. A jornalista Ohana Luize expôs, por meio de dados, imagens e notícias, um retrato da disparidade social brasileira tendo o campo como espaço de contextualização. A partir disso, os educandos dialogaram sobre o papel da comunicação enquanto construção comunitária como ferramenta de emancipação, reflexão e ação. Puderam ver, através de exemplos trazidos pela estudante do curso de Jornalismo, Joelma Abreu, como esse contexto comunicacional tem feito a diferença na vida de tantas comunidades, sendo elemento singular capaz de agregar diversidade.

Neste segundo módulo, ocorrido no sábado, projeto discutiu o papel da comunicação comunitária

Na parte prática das atividades, os alunos foram desafiados a colocar ideias no papel, a fim de que sejam executadas. “Os projetos partem de necessidades que os participantes identificam na comunidade. Divididos em grupos, surgem ideias de intervenção que envolvem a análise da realidade e propostas de ações amparadas naquilo que vamos discutindo em cada novo módulo”, destaca Ohana Luize.

Até o final do ano serão ofertados mais cinco módulos. Os diálogos e ações promovidas pelo curso junto com a comunidade buscam aprimorar as técnicas de comunicação local, sendo fruto da soma que cada ator pode exercer dentro dela.

comunicacao@uespi.br