Notícias

17 de Maio de 2018

Inscrições abertas para curso de extensão em Gramática no campus Clóvis Moura

Por Carina Rodrigues

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão “Gramática da Língua Portuguesa: Regras, Uso e Funcionalidades”  da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O projeto, idealizado pelo Pró-reitor de Planejamento e Finanças da UESPI (Proplan), Raimundo Isídio e pelo Professor de Letras da UESPI, Marcos Paulo, abordará principalmente conteúdos de gramática, contribuição da análise do discurso e interpretação de texto. Poderão participar, graduandos, professores do ensino básico e comunidade em geral.

As aulas serão ministradas no Campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde, com início para o dia 26 de maio. Serão seis encontros aos sábados com uma carga horária total de 40h.  A inscrição é gratuita, precisando somente o interessado comparecer ao Departamento de Ensino/CCM no Campus Clóvis Moura, de 8h às 12 e 14h às 18h, com documentos pessoais, até o dia 25 de maio.

O projeto tem como foco discutir gramática normativa com enfoque nas discussões de aspectos gramaticais levando a análise do discurso. “É o primeiro projeto que estamos ministrando tratando de gramática, usos e funcionalidades. Além da gente discutir a gramática tradicional, vamos tratar também,  no final do curso, questões de contribuições da análise do discurso na interpretação e compreensão dos textos”, destaca Raimundo Isídio, que também é coordenador do núcleo de pesquisa em Estudos de Linguagem, Tecnologia e Educação, com experiência na área de Letras e Linguística.

O Pró-reitor ainda levanta questões sobre a importância do curso e das dificuldades enfrentadas por alunos no cotidiano diário. “A gente sente a dificuldade de escrita das pessoas em geral, dos alunos que vão se submeter a uma seleção do ENEM, concursos, técnicos da universidade, professores, toda essa dificuldade que nós acompanhamos, foi o grande motivo que fez com que a gente pensasse nesse curso”, pontua.

O professor de letras da UESPI, Marcos Paulo, conta sobre a finalidade do projeto para a construção de um novo olhar. “A gente se questiona muito sobre qual a finalidade dessa gramática tradicional nas escolas, esse curso visa proporcionar aos participantes um novo olhar para a língua portuguesa. Além de levantar questionamentos de como a língua se estrutura a uma contribuição social. Esse projeto sempre foi nosso sonho”, finaliza Marcos Paulo.

O curso tem data prevista para término no dia 07 de junho.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br