Notícias

16 de Maio de 2018

UESPI, ABPp-Pi e SEMEC implementam projeto Colmeia do Aprender

Por Carina Rodrigues

Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (16) representantes psicopedagógicos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) juntamente com a Associação Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp) e com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) para implantação e funcionamento do projeto Colmeia do Aprender, no Campus Poeta Torquato Neto.

Apresentação do projeto Colmeia do Aprender

Apresentação do projeto Colmeia do Aprender

Através desse projeto serão atendidas crianças que apresentam dificuldades no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Elas serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) para receberem atendimento no Núcleo de desenvolvimento e Apoio Psicopedagógico (NUDAP), por profissionais capacitados cedidos pela Associação de Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp).

“O núcleo de apoio psicopedagógico é uma das ações do projeto brinquedoteca da UESPI. Nós vamos começar com atendimentos diurnos no espaço brinquedoteca, mas esperamos  que esse espaço de atendimento psicopedagógico se tornem realidade em outros espaços, assim como no Campus Clóvis Moura”, explica Remédios Barreto, Coordenadora do NUDAP e Psicopedagoga da UESPI.

Representantes da UESPI, SEMEC E ABPP-PI

Representantes da UESPI, SEMEC E ABPP-PI

Para Josélia Lopes, psicopedagoga da ABPPP-PI, o projeto é importante para a humanização e aprendizagens em cima das dificuldades apresentadas pelos futuros profissionais. “Com essa articulação de conversar com os professores sobre o projeto Colmeia do Aprender,  com os psicopedagogos fazendo atendimento de avaliação psicopedagógica e intervenção dentro de um projeto voluntário, estamos evoluindo para um processo de aprendizagem humana dentro do que é o fazer psicopedagógico”, afirma Joselia Lopes.

Inicialmente o Núcleo de desenvolvimento e Apoio Psicopedagógico (NUDAP) está funcionando na sala do Projeto Brinquedoteca, localizada no Centro de Ciências da Educação Comunicação e Artes (CCECA), no Campus Poeta Torquato Neto.

Sobre o Projeto

O projeto Colmeia do Aprender consolida a ideia de prestar um serviço para o processo de aprendizagem humana, visando a construção do SER e do SABER com o gosto afável de mel, na perspectiva de um mundo mais humanizado e igualitário. O objetivo geral do projeto é criar um espaço personalizado em vário núcleos das escolas municipais/estaduais de Teresina e outros municípios do Piauí. A ação também envolve a sensibilização familiar sobre a importância do vínculo no processo do aprender e a contribuição para a formação continuada do profissional especialista em psicopedagogia, dando suporte de supervisão psicopedagógica para a autonomia de sua prática.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br