15 de Maio de 2018

UESPI conduz trabalho de revitalização da cultura do milho no semiárido piauiense

Por Valéria Soares

Professores e alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Piauí conduzem projeto de revitalização da cultura do milho nos municípios de Santa Rosa e Cajazeiras do Piauí. O Projeto “Seleção e desenvolvimento de cultivares de milho (Zea mays L.) em sistema agrícola familiar para o semiárido piauiense”, objetiva contribuir com a revitalização da cultura do milho mediante a pesquisa e difusão de tecnologias promissoras, junto aos agricultores familiares locais.

A proposta do projeto, financiado pelo Banco do Nordeste, é revitalizar a cultura do milho na região, melhorar o nível de produtividade, aumentar a produção de milho e contribuir com o desenvolvimento local. O grupo de pesquisa, coordenado pelos professores Boanerges Siqueira e Francisco Machado, iniciou em 2017 e tem duração de 3 anos.

Participam dos trabalhos dois alunos da UESPI, sendo um de Agronomia e outro de Zootecnia, cinco alunos do Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola de Cajazeiras e dois agrônomos bolsistas da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí). Além de órgãos parceiros, como a prefeitura de Santa Rosa, Prefeitura de Cajazeiras, Coodevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e Embrapa Meio Norte(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Máquinas utilizadas no projeto de revitalização do milho

Máquinas utilizadas no projeto de revitalização do milho | Foto: Beatriz Fortes

“Na primeira etapa nós realizamos um ensaio experimental em uma área irrigada, isso foi no final de 2017 e inicio de 2018, e já colhemos resultados concretos. Atualmente o grupo esta conduzindo algumas pesquisas em regime de sequeiros, sem irrigação. Nessas pesquisas, nós vamos identificar entre 36 variedades de milho qual delas melhor se adapta a região de Santa Rosa e Cajazeiras”, explicou o professor coordenador do projeto, Francisco Machado.

Segundo o docente, o grupo está na fase de identificação do melhor consórcio, do manejo do milho com outras culturas, como o plantio de milho com mandioca, milho com feijão, milho com capim e milho com fava. Para verificar qual das plantas o milho se desenvolve mais.” Vamos identificar a melhor variedade de milho e o melhor cultivo do milho. A colheita vai ser realizada na próxima semana”, disse Francisco Machado.

Visita ao campo da Comisarol em Santa Rosa-PI

Visita ao campo da Comisarol em Santa Rosa-PI | Foto: Beatriz Fortes

As ações de difusão e tecnologia ocorrem simultaneamente com as pesquisas. Elas acontecem através dos dias de campo e na execução de um modelo de plantio chamada Unidade Demostrativa, que é um conjunto de medidas para os agricultores da região. Na Unidade Demostrativa é repassado uma série de orientações para o produtor executar na sua propriedade, como como aplicação de produtos, aplicação de variedades de adubos e o espaçamento da plantação.

“A ideia é que o agricultor consiga comparar as mudanças utilizando as nossas tecnologias com as que ele usa”, comenta o professor Francisco. O projeto conta com 8 agricultores com Unidades Demostrativa implantadas, são cerca de 24 hectares plantados em Santa Rosa seguindo o modelo do projeto.

Dia de Campo

O dia de campo é feito na medida que o grupo obtém resultados da pesquisa.  No dia  07 de maio foi realizado em Santa Rosa do Piauí o “Dia de Campo”, no Campo Agrícola da Comisarol (Cooperativa Agrícola Mista de Santa Rosa). Os Coordenadores do Projeto, Professores Boanerges Siqueira e Francisco Machado, apresentaram os resultados iniciais para um público formado por representantes de entidades parceiras e para os agricultores locais.

Professor Francisco Machado durante a apresentação

Professor Francisco Machado durante a apresentação do projeto

Na programação do evento, foi  feito uma apresentação dos resultados obtidos com o projeto na primeira fase. Os 62  participantes do evento visitaram o campo da Comisarol, que revelaram aos produtores,  entre 36 materiais avaliados, as variedades de milho mais adaptadas as condições de clima e solo locais e o melhor consórcio a ser utilizado nas mesmas condições, considerando para tanto o feijão-caupi, mandioca, fava e capim-massai.

comunicacao@uespi.br