14 de Maio de 2018

Abralin em Cena Piauí conta com pesquisadores renomados na área de linguística

Por Carina Rodrigues

Professores e organizadores do Abralin em Cena Piauí (Associação Brasileira de Linguística) se reuniram, nesta manhã (14), para discutir detalhes finais. O evento, que tem como temática principal “Linguística de texto: interfaces e perspectivas”, acontecerá na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), entre os dias 22 a 25 de maio, e contará com a presença de importantes pesquisadores da área. A abertura do evento será realizada no auditório do Sebrae, localizado na avenida Campos Sáles, em Teresina.

Professores e organizadores do evento ABRALIN em cena

De acordo com o presidente da ABRALIN, Miguel Oliveira, o evento busca contribuir para a elevação do conhecimento dos participantes, através da troca de experiência com estudiosos e pesquisadores renomados. Além de objetivar a socialização de conhecimentos sobre os processos de leitura e produção de textos na área linguística.

“O evento procura levar discussões relevantes, atuais e importantes na área dos estudos da linguagem, priorizando as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da localidade. Os eventos desse porte tem sido muito bem recebidos, tem contado com uma participação muito grande de pessoas e reunindo números significativo de estudiosos e pesquisadores renomados na área”, comenta Miguel Oliveira.

O Abralin Em Cena tem como público-alvo pesquisadores, alunos e professores. Traz na sua programação palestras, minicursos, sessão de pôster, entre outros. Entre os oitos minicursos oferecidos pelo evento, podemos destacar: Sobre relações entre discurso e texto – Sírio Possenti; O texto e suas relações com os novos/velhos protagonismos sociais: enfocando práticas comunicativas nas mídias tradicional e digital – Anna Christina Bentes; Ferramentas digitais– Vera Menezes, entre outros.

Mais informações no site do evento.

Confira a programação:

Dia 22 de maio
19h-20h: Credenciamento
20h: Palestra de Abertura: Valdir Flores, “Aspectos enunciativos do texto”

Dia 23 de maio
8h: Palestra: Vera Menezes, “Gêneros da Linguagem”
14h- 17h: Sessões Coordenadas e Comunicações
17h30: Palestra: Maria Helena Moura Neves, “Texto e Gramática”

Dia 24 de maio
8h: Palestra: Beth Brait, “Texto e discurso em perspectiva dialógica”
14h- 17h: Sessões Coordenadas e Comunicações
17h30: Nukácia Araújo, “Texto e ensino: mudanças advindas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”