16 de Abril de 2018

UESPI recebe evento sobre doações e transplantes de órgãos em Teresina

Por Danúbia Rodrigues

Entre os dias 12 a 15 de abril, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu alunos e profissionais da saúde, no auditório do Centro de Ciências da Saúde(CCS), para o evento sobre doações e transplantes de órgãos em Teresina. Promovido pelo Colégio Médico Acadêmico do Piauí (Comapi), o evento teve como tema: “Da doação ao transplante: uma visão interdisciplinar”.

Segundo Alexandre Rego, membro da Comapi, o número de transplantes realizados mundialmente continua crescente. No Brasil, mais de 30.000 pacientes aguardam em fila de espera para a realização de transplantes de órgãos. A complexidade da modalidade terapêutica exige preparo especializado e constante da equipe de profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente. “Nosso objetivo com o evento foi de trazer um tema que não é tão estudado durante nossa grade curricular, de acadêmicos da nossa região, além de dar relevância do tema para a formação do profissional de saúde”, destaca o organizador Alexandre.

Mesa de abertura do evento

Mesa de abertura do evento “Da doação ao transplante: uma visão interdisciplinar”

O encontro contou com a presença de profissionais de todas as áreas, com palestras sobre o tema do mais geral ao mais específico. Uma das palestras foi apresentada pela Profª Dra. Anneth Cardoso, do curso de enfermagem da UESPI. Ela falou sobre “A experiência profissional de enfermagem na condução do processo de doação, captação e transplantes”. Na ocasião, foram trabalhados assuntos sobre ética e bioética, dos aspectos funcionais, da legislação e suas mudanças.

“Discutimos todas as etapas do processo funcional do enfermeiro, que liga tanto com a organização de procura de órgãos, aos conhecimentos que o enfermeiro deve ter para identificar o potencial doador. Além de todos os conhecimentos sobre as etapas da morte encefálica. Outro assunto também abordado, foi como trabalhar no ato de dar notícias difíceis ao paciente”, afirma a professora.

Alunos e profissionais da saúde da UESPI participaram dos debates

A professora comenta ainda, que para a formação acadêmica do curso, o evento foi proveitoso. “Nós estamos agora com uma disciplina de trabalho em campo 2, e o evento abordou tudo sobre o assunto para os alunos de enfermagem do segundo período”, conclui Anneth Cardoso. Os participantes receberam certificados de 40 horas.  O evento contou com apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), da Central de transplantes do Piauí e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

comunicacao@uespi.br