16 de Abril de 2018

UESPI e CGE firmam parceria voltada à ampliação de conhecimentos sobre Gestão Pública

Por Jhayson Phillipe, com informações da CGE

Representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), reuniram-se na manhã desta segunda (16) para discutirem a necessidade de ampliação de conhecimentos sobre gestão pública. A ideia é realizar ações, através de cursos e palestras que abordem assuntos como controle interno, licitações, contratos e transparência pública.

Com o projeto, conhecimentos técnicos sobre gestão pública serão disseminados de forma mais efetiva.  Para o reitor, Nouga Cardoso, através de cursos abordando essa temática, a população piauienses estará mais informada. “Sabemos que gestões públicas mudam constantemente e muita coisa se perde. Com estes cursos, poderemos ofertar mais este tipo de conhecimento para o povo piauiense”, pontua.

Reunião na CGE sobre projetos relacionados à Gestão Pública

A parceria deve sair do papel e ter início logo no segundo semestre. “Devemos preparar o mais rápido possível esse acordo de cooperação técnica para iniciarmos logo os trabalhos”, comenta o controlador-geral adjunto, Décio Moura. Durante a reunião, também foi traçado um cronograma de trabalhos a serem cumpridos.

Devido à relevância do projeto, ele deverá ser transformado futuramente em programa de extensão universitário da UESPI. “Vamos iniciar com um projeto de extensão para mostrarmos não só para nossos alunos, mas para sociedade piauiense, os detalhes sobre controladoria, gestão pública e transparência. E, em 2019, devemos transformar esse projeto em programa de extensão, algo mais fixo e incluído no nosso calendário acadêmico”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Maria da Cruz, presente na reunião.

A necessidade e importância do projeto vem sendo reforçada desde a quinta-feira, 12 de abril, em que conversas iniciais entre a UESPI e a CGE foram realizadas. Na ocasião, o reitor da UESPI pontuou que a disseminação desses conhecimentos deve se dar de forma presencial e através da mediação tecnológica. “Teremos palestras, encontros presenciais em todos os campi da universidade, procurando atender o público alvo dos mais diferentes cursos e teremos ação junto ao ensino mediado pela tecnologia através da Universidade Aberta do Piauí, atingindo a maioria dos municípios piauienses onde existe o curso de Administração de Empresas”, disse.

Reunião prévia realizada com o Controlador-Geral, Nuno Bernardes

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a parceria é vista como positiva. “Além da Uespi se tornar parceira para que a Controladoria possa fazer ações de constantes palestras, encontros com os estudantes dos mais variados cursos (em especial os de contabilidade, administração, direito, economia, engenharia), a Controladoria também vai disponibilizar seu corpo técnico para ministrar cursos de extensão e cursos que são utilizados pelos estudantes para as atividades complementares obrigatórias”, ressaltou o controlador-geral, durante a reunião da quinta-feira.

comunicacao@uespi.br