13 de Março de 2018

Professores de biblioteconomia da UESPI são homenageados na Câmara de Teresina

Por Carina Rodrigues

Professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí receberam homenagens nesta segunda (12), na Câmara Municipal de Teresina, em alusão ao dia do bibliotecário. O evento aconteceu numa sessão especial homenageando os profissionais pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento da profissão. A homenagem também se estendeu a profissionais de outras instituições.

Bibliotecários são homenageadas na câmara dos vereadores

A sessão especial foi presidida pelo vereador José Venâncio Cardoso Neto (PP), responsável por discursar em nome de todos os vereadores: “Precisamos elevar essa linda profissão para que possamos entender que o bibliotecário não é aquele que abre e fecha a biblioteca, e sim um profissional que agiliza, organiza e facilita o acesso a informações. Eu fico muito feliz em estar presente nessa solenidade  e espero conseguir contribuir sempre mais”, destacou o vereador.

Mesa de honra

O coordenador do curso de biblioteconomia da UESPI, Mirleno Lívio, ressaltou o quanto a homenagem recebida é importante para continuar estimulada a fazer um bom trabalho pela educação. “Nós compreendemos essa homenagem como um reconhecimento do trabalho que fazemos e como um fator de motivação. A gente tem assumido um compromisso junto com a equipe de professores e alunos no sentido de trabalhar em prol de um curso voltado para as questões sociais, para o desenvolvimento do próprio alunado e também a formação continuada dos professores”, destacou.

A professora Ana Maria Morais, primeira bibliotecária da UESPI, se emocionou e se orgulhou de suas escolhas e melhorias para a profissão. “Foi uma escolha maravilhosa a que eu fiz. Foi o tipo de profissão que eu escolhi na época e não tinha noção do que era o bibliotecário, o trabalho em si, a função, e só depois que eu comecei a frequentar as aulas é que fui entender o quanto é apaixonante. Quando eu comecei a trabalhar e fui saber o que realmente faz um bibliotecário eu não somente me identifiquei como permaneci batalhando por melhorias e avanços. Essa homenagem é um momento que me deixa muito emocionada, pois agora eu consigo perceber as melhorias, reconhecimento e o quanto vamos avançar”, disse.

Professoras representantes homenageadas

A professora Maria Regina, primeira coordenadora do curso de biblioteconomia da UESPI e também fundadora do curso, fala dos avanços tecnológicos e estruturais. “Fui a primeira coordenadora e também fui uma das fundadoras do curso e continuo como professora até hoje, o que eu posso afirmar é que é um orgulho ver nossos regressos avançando, melhorando e tendo estruturas para realizar melhores estudos e pesquisas, passando em concursos e contribuindo para o estado. Em nosso curso,  nós já atualizamos o projeto pedagógico, tendo em vista novas tecnologias, novas disciplinas e avanços em todas as áreas para um melhor desenvolvimento”, finaliza Ana Maria.

Amigos e parentes dos homenageados estiveram presentes

comunicacao@uespi.br