9 de Março de 2018

UESPI discute o fortalecimento científico entre universidades públicas do Piauí no 1º Wpec

Por Vanderson de Paulo

Com foco em novos conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento científico, foi realizado, nesta sexta (09), o primeiro Workshop de Pesquisa Científica(WPeC ) do Instituto Federal do Piauí(IFPI) em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, no auditório Clóris de Oliveira, do campus central do IFPI. O evento, que ocorre durante todo o dia, conta com 300 participantes e pesquisadores renomados.

WpeC reúne 300 inscritos

Foram convidados para compor a programação da manhã, o Pró -reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, Prof. José Luis, o Coordenador de Pesquisa da UESPI, Prof. Gustavo Gusmão, o pesquisador Prof. Dr. Guilherme Antônio, a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPI), Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho e o Prof.Dr. de Zootecnia, João Batista (UFPI).

Gustavo Gusmão representou a UESPI na mesa-redonda I – “A Pesquisa Científica na Universidade: UESPI, IFPI e UFPI”, cuja fala voltou-se ao fortalecimento científico entre as universidades públicas. Em sua fala, ele destacou as  pesquisas fomentadas na UESPI,  que são as especializações Latu Sensu, programas de mestrados e os doutorados. Além disso, os objetivos da iniciação científica.

Gustavo Gusmão representou a UESPI na mesa-redonda

Gustavo destacou sobre  a criação do Centro de Pesquisa em Nanobiofotônica e Nanobiomaterias. “Estamos em tratativas para criar esse centro que será uma entidade com multiusuários capaz de criar soluções para problemas complexos e tecnológicos na área de biomaterias avançados, nanotecnolobia, biotecnologia e diofotônica”, explica. “As três instituições estão trabalhando em conjunto no centro, na qual possibilitará um patamar mais elevado no que diz respeito à pesquisa para o Piauí.

O centro viabilizará a integração acadêmico-indústria com o setor produtivo. O prédio terá uma estrutura com investimentos de 15 a 20 milhões de reais. Segundo o professor Gustavo,  grandes empresas como Natura, Johnson e Johnson estão no plano de colaboração do centro.

De acordo com um dos responsáveis pelo evento, Prof. José Filho o intuito do workshop é “trazer experientes expositores, falando sobre suas experiências e desafios para pesquisa científica”, ressaltou.

A estudante, Dariane Alves, na trocar experiências no Workshop

O encontro também incentivou estudantes a trocar experiências  e a aprofundar o aprendizado obtido. “O Workshop traz essa troca com outros professores, demonstrando ser fundamental para ter um network e conhecer novas pessoas”, declarou a discente do curso de Recursos Humanos, Dariane Alves.

A programação inclui atividades culturais, além da a conferência – “Minha Trajetória como Pesquisador: África, Estados Unidos e Brasil”, com Prof. Dr. Francis Musa Boakari .

WPeC

O 1° WPeC, realizado pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, tem a programação composta por palestras, painéis e exposições de pesquisas científicas que ocorrerão até as 18h.

comunicacao@uespi.br