Notícias

7 de Março de 2018

UESPI têm alunos classificados em 8 campi no Exame da OAB; Floriano obtém 100% de aprovação

Por Danúbia Rodrigues

Sendo a melhor instituição de ensino jurídico do Piauí, com seis selos do Exame da Ordem Advogados do Brasil (OAB), no ano de 2012 e 2016, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza mais uma conquista com avaliações positivas de alunos do curso de Direito na OAB.  Nesse ano de 2018, a instituição obteve aprovações nos 8 campi que oferta a graduação, com destaque ao de Floriano com 100% e Picos com mais de 80% em aprovação, dos alunos que prestaram o exame.

O diferencial encontra-se no fato dos alunos serem aprovados antes mesmo de terminar a graduação, como foi o caso de acadêmicos do 9º período dos campi de Bom Jesus, Corrente, Floriano, Picos, Piripiri, Clóvis Moura e Torquato Neto.

O coordenador do curso de Direito do Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti Barros, em Corrente, Abgail Guerra, conta a importância e competência desses alunos. “Para o curso, é um resultado que nos provoca muito orgulho e satisfação. Contudo, sempre orientamos que a escolha do momento certo do aluno fazer a prova da OAB, dependerá exclusivamente do seu preparo. Se ele achar que já tem capacidade, antes de terminar o curso, então deve arriscar e já tentar. Se esse aluno fizer e passar antes de terminar o curso, é mérito desse aluno, pois possibilitará a este uma possível vantagem no mercado de trabalho como profissional ”, afirma o docente.

Aprovados na OAB

O sonho de passar na OAB é alcançado com muito esforço e determinação.  O aluno do 9º de Direito da UESPI e estagiário do Núcleo de Práticas Jurídicas da universidade, Maurício Gomes, conta que para ele é realmente muito gratificante ser classificado em um exame difícil e exigente.

Estudante de direito do 9º ano da UESPI , Maurício Gomes em estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas- UESPI

“A sensação de passar no exame é inexplicável. Quando você se prepara, luta e tenta, a sensação é maravilhosa. Minhas expectativas para meu futuro profissional são tamanhas, eu pretendo muito seguir a carreira de advogado, amo a advocacia, sou apaixonado pelo meu curso e pela UESPI. Iniciei meu curso em Piripiri e vim para o Torquato Neto, e só tenho a dizer que o direito é tudo”, afirma o estudante.

Leonília de Souza, aluna do  9º período do campus Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri,  passou 5 anos cursando de direito na UESPI. Para ela, valeu muito a pena todo o comprometimento com o exame, ela traz como expectativa mostrar o seu conhecimento adquirido na UESPI para a sociedade piauiense no longo de sua carreira.

“Ver meu nome na lista de aprovados me causou muita alegria, mas acima de tudo me encheu de expectativas boas para o futuro. Apesar de querer ingressar em carreiras públicas, a advocacia também faz parte dos meus planos e minha expectativa é tornar-me uma advogada de sucesso preservando sempre meu senso de justiça e respeito pelo próximo”. finaliza a graduanda em direito.

OAB

Chegando já na sua XXIV edição, o exame é realizado  em torno de três vezes durante o ano e visa a avaliação de estudantes de Direito, que devem ser aprovados para que possam atuar como advogados. A classificação acontecem em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva de 80 questões e a segunda prova prática profissional, onde o bacharel redige uma peça processual, na qual deverá demonstrar a capacidade de defender uma causa.

As provas estão restritas apenas para Bacharel em Direito, ainda que pendente a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Nesta XXIV edição, a primeira fase foi realizada dia 19 de dezembro de 2017 e a segunda  21 de janeiro de 2018.  A divulgação do resultado final foi divulgada no dia (06/03) no site da OAB.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br