Editais E ERRATAS

2 de Março de 2018

PREG/UESPI divulga edital do novo programa de residência pedagógica da Capes

Por Carina Rodrigues com informações da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes,  por meio de sua Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior interessadas em implementar Projetos Institucionais de Residência Pedagógica.

O objetivo do edital é selecionar no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

A primeira etapa é inserção do currículo do coordenador institucional e docentes orientadores na Plataforma Freire, entre 7 de março até 16 de abril. A previsão para o início dos projetos a partir de 1º de agosto.

O Programa de Residência Pedagógica visa  induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Confira edital