Notícias

5 de Fevereiro de 2018

Biblioteca central da UESPI passa a gerenciar registro de ISBN

A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí  passa a gerenciar as solicitações de registro de ISBN( International Standard Book Number ) da Fundação Universidade Estadual do Piauí, junto a Agência Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional.

O serviço faz parte de uma das metas do Plano de Ações da Biblioteca Central para 2018, e tem a parceria da Pró-reitoria de Pesquisa(PROP), setor onde a atividade era realizada anteriormente. Segundo a Agência Brasileira,  dentre as publicações que recebem o ISBN estão: livros em fita cassete, CD, DVD (audiolivros); livros impressos; mapas (especificando sua escala);  publicação infanto juvenil; anais, seminários, encontros; guias;  catálogos de exposição; com textos explicativos, etc.

Para solicitar o ISBN pela UESPI, através da Biblioteca Central, é necessário que o(s) autor (es) tenham vínculo institucional com a instituição e estejam com a publicação concluída, em termo de edição e correções.

Segundo a diretora da biblioteca, Débora Teixeira, o ISBN  é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-o inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra.

“A versatilidade do sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos”, destaca a diretora.

Mais informações e-mail: bcuespi@uespi.br ou telefone: (86) 3213-7222.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br