11 de Janeiro de 2018

Nova seleção para Mestrado em Biotecnologia encerra nesta sexta (12)

Por Jônatas Freitas

As inscrições para o MPBiotec (Mestrado Profissional em rede, na área de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) foram prorrogadas até esta sexta, 12 de janeiro. Trata-se do 2º aditivo à chamada pública, para preenchimento das vagas ainda não ocupadas. O curso é coordenado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e envolve instituições como a Universidade Fluminense, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Brasília e a Universidade de Manguinhos e Cesmaque (AL).

O programa tem como objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos nas áreas farmacêutica e biotecnologia. “O Piauí é extremamente rico em recurso naturais, tem uma experiência boa dos professores com projetos de pesquisa, e é necessário que tenhamos alternativas no tratamento da saúde humana e animal, nos livrando da dependência de grandes laboratórios”, relatou o Prof. Dr. Rômulo José, docente visitante do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UESPI.

De acordo com o professor, o mestrado auxiliará na produção de fármacos e fitoterápicos que vão melhorar a qualidade de vida dos seres humanos e animais, o que vai também trazer renda para o estado. Ainda de acordo com Rômulo, a aula inaugural ocorre no dia 26 de janeiro, às 15h, no auditório do CCS UESPI.

“Essa aula vai ser retransmitida para todas a parcerias. Estarão presentes todos os reitores dessas instituições e provavelmente o governador Wellington Dias”, acrescenta Rômulo. Para ministrar a aula foi convidado o Prof. Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro, fundador da Renorbio, Rede Nordeste de Biotecnologia.

Para pesquisadores do Piauí ficaram destinadas 10 vagas no MPBiotec, e os interessados em ainda se inscrever devem fazê-lo de forma online, por meio do site do MPBitec, até às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de janeiro de 2018. A taxa a ser paga é de R$ 180,00, a ser depositada na conta do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE.

Confira:

2º aditivo à Chamada Pública

Anexo 1 – Passo-a-Passo

Anexo 2 – Lista Docentes MPBiotec

Anexo 3 Ficha – Pontuação CV

Anexo 4 – Roteiro Elaboração Pré-Projeto Pesquisa

REGIMENTO PPG Biotec (2017-10-22)

comunicacao@uespi.br