9 de Janeiro de 2018

Janeiro Branco é realizado pela segunda vez na UESPI e incentiva cuidados sobre saúde mental

Por Jônatas Freitas

O movimento Janeiro Branco, realizado mundialmente, terá sua segunda edição na Universidade Estadual do Piauí. A campanha visa incentivar os cuidados com a saúde mental, e na UESPI isso se dará através da distribuição de panfletos, fixação de cartazes e palestra da psicóloga Patrícia Moreira, a ser realizada no dia 26 de janeiro, no auditório do Palácio Pirajá. Além disso, na universidade ela também serve para promover o Serviço de Psicologia, vinculado a Pró- reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).

De acordo com o pró-reitor da PREX, Raimundo Dutra, a campanha vai chegar a todos os campi, visando melhorar a qualidade de vida de todos que compõem a comunidade acadêmica.“Nós trabalhamos com pessoas, que são nossos estudantes, técnicos, professores, e todos precisam se sentir bem, ter qualidade de vida, para poder ter uma vida digna”, relata.

Ainda segundo Dutra, essas atividades fazem com que a comunidade acadêmica possa refletir sobre sua vida, sobre sua saúde mental e bem-estar. O pró-reitor também enfatiza que é importante que as direções dos campi do interior também participem, para que a campanha de fato chegue a todos os públicos que deseja.

Raimundo Dutra, Mariane Siqueira e equipe da PREX finalizando o cronograma das atividades

O cronograma de atividades terá início com a instalação de um mural interativo no campus Poeta Torquato Neto, no dia 15 de janeiro. Também acontecerão blitzen com panfletagem nas entradas que dão acesso ao campus nos dias 17, 18, 22 e 25 de janeiro.

A coordenadora do Serviço de Psicologia, psicóloga Mariane Siqueira, também comenta a importância da realização da campanha. “Desde o ano passado que trabalhamos essa temática do autocuidado, da preservação da saúde mental, com pequenas ações do dia a dia que podem fazer toda a diferença tanto no ambiente de trabalho, no acadêmico e social também”, afirma. Segundo ela, a palestra da psicóloga Patrícia Moreira no dia 26 abordará estratégias sobre como realizar esses cuidados.

Nessas atividades, a comunidade acadêmica também será esclarecida sobre o funcionamento do Serviço de Psicologia, que tem funcionamento contínuo na UESPI. “Esse serviço é um dos cuidados em saúde mental, que é a procura da psicoterapia. Hoje o atendimento se dá das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 13h, dependendo da disponibilidade dos alunos e de terapeutas”, informa Mariane. Os agendamentos são feitos através da PREX, presencialmente ou através do telefone da pró-reitoria: 32137098

ascom.uespi@gmail.com