Notícias

11 de Dezembro de 2017

Projetos de extensão EAD exploram a aplicação prática da Matemática

Por Ascom NEAD/UESPI/UAB

Nas salas de aula, dos diversos níveis de ensino, entender a aplicação prática da Matemática é algo desafiador para professores e alunos. Preocupado em formar professores de Matemática capacitados para vencer estas barreiras, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí – NEAD/UESPI está realizando três projetos de extensão nas áreas de geometria, trigonometria e matemática financeira voltados para os alunos da graduação em Licenciatura Plena em Matemática, dos oito polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, onde o curso é ofertado.

Os projetos são: “Construções Geométricas”, que tratará da matemática aplicada a desenhos geométricos; “Trigonometria”, com uso de materiais concretos; e “Matemática financeira com uso de calculadora HP 12C”, que vai ensinar aos alunos o manuseio deste tipo de calculadora nas atividades financeiras. Todos os projetos serão realizados de forma mista, mesclando atividades presenciais nos polos e atividades a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma de ensino.

Conforme explica o professor doutor em Matemática, Arnaldo Brito, coordenador dos projetos e diretor do NEAD/UESPI, as atividades irão explorar áreas da matemática que os alunos tem mais dificuldades. No projeto de trigonometria, por exemplo, a principal metodologia será a aplicação da teoria à demandas do dia a dia. “A ideia é pegar os problemas, montar as estratégias, onde nós possamos abordar o assunto que foi visto inicialmente e desmistificar o medo que as pessoas tem desta parte da matemática, que é vista com tanta agressão”, descreve o professor.

Um dos objetivos é a motivação dos alunos e a prenvenção à evasão. “Os projetos de extensão tem importancia em todas as áreas e, especificamente, em Matemática tem a importância de você motivar os alunos. Ao fazer coisas de fora da grade curricular, motiva aquele aluno e evita a questão da evasão”, complementa Arnaldo.

O projeto “Construções geométricas” vai iniciar esta semana em todos os polos e servirá de subsídio para uma disciplina que será ministrada no próximo semestre, que chama Desenho Geométrico. Já o projeto “Matemática financeira com uso de calculadora HP 12C” vai utilizar calculadoras virtuais para realizar operações complexas da área financeira, preparando os alunos para atuarem em sala de aula e também no setor comercial e financeiro.

Segundo o professor Raimundo Nonato Almeida, tutor a distância do curso de Licenciatura Plena em Matemática, do polo UAB de Anísio de Abreu, o manuseio da calculadora HP12C é difícil e os alunos serão ajudados nesta área. “O objetivo é melhorar o entendimento dos alunos sobre a Matemática financeira e em cima disto fazer o uso da calculadora que é famosa, mas muitos não sabem usar”, explica o idealizador do projeto.

As atividades devem ser realizadas até o mês de janeiro quando ocorrerá uma culminância envolvendo cerca de 200 alunos dos polos UAB de Anísio de Abreu, Barras, Luis Correia, Pio IX, Regeneração, São João do Piauí, Simões e Teresina.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com