7 de Dezembro de 2017

Cozinha Comunitária é inaugurada e passa a ofertar refeições à comunidade

Por Jônatas Freitas

A Cozinha Comunitária Governador Alberto Tavares Silva, localizada na UESPI, campus Poeta Torquato Neto, foi inaugurada na manhã desta quinta (07). O reitor Nouga Cardoso Batista recebeu na ocasião a governadora em exercício, Margarete Coelho, e o Secretário da Secretaria Assistência Social e Cidadania (SASC), Zé Santana. A obra é uma realização do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.

Entrada da cozinha comunitária

Na cozinha serão atendidas diariamente 350 pessoas, dentre alunos, servidores, professores da UESPI e também a comunidade carente do entorno. Alunos que já recebem o benefício do auxílio-alimentação continuarão a receber as refeições gratuitamente e os outros públicos terão o custo de R$ 2,00. O valor total de cada refeição é de R$ 10,00, e os outros R$ 8,00 serão subsidiados pela SASC, através do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

“A cozinha tem um enorme alcance social, porque além de oferecer comida de qualidade a baixíssimo custo aos estudantes, servidores e professores da UESPI, oferece também à comunidade de baixa renda, portanto é uma obra de extrema relevância e de muito impacto na vida das pessoas que dela vão precisar”, comentou Margarete Coelho.

Margarete Coelho no Encontro da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O reitor Nouga Cardoso relembrou que a obra da cozinha já havia sido inaugurada antes, e que a inauguração desta quinta se deu em virtude do início do preparo de refeições na própria UESPI, o que antes era feito por uma empresa terceirizada. O reitor também falou sobre a relevância disso para a comunidade: “Nós temos um programa que entrega alimentação 100% gratuita a alunos que passam por um sistema de seleção que leva em consideração a sua vulnerabilidade social, esses alunos continuarão a ser atendidos e será atendida uma quantidade maior de outros alunos, em função dessa produção aqui na UESPI. Por conta disso e por tudo que o Governo do Estado tem feito para atender bem a nossa universidade, gostaríamos de agradecer a todos e dizer que são todos muito bem vindos à nossa casa”.

Nouga Cardoso Batista

Zé Santana

Mais do que a obra em si, o secretário Zé Santana também ressaltou o subsídio do estado: “Avalio como uma obra de fundamental importância principalmente se levarmos em consideração a obra continuada, que é o subsídio desse fornecimento à alimentação, porque a obra foi fundamental pra serem elaboradas as refeições e servidas, mas isso não teria importância se nós não tivéssemos os recursos pra manter esse fornecimento, e tivemos a preocupação de garantir através de Fundo Estadual de Combate à Pobreza”,

Após a inauguração, a comitiva participou também do Encontro da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2, que tinha a temática “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e cidadania”, realizado no auditório do GERATEC, também no campus Torquato Neto.

ascom.uespi@gmail.com