6 de Dezembro de 2017

Expoapi: reitor participa de abertura e professor da UESPI é condecorado com medalha

Por Jônatas Freitas

A 67ª Expoapi teve sua abertura oficial realizada na noite desta terça (06), com a presença da governadora em exercício, Margarete Coelho, e de diversas outras autoridades e representantes da agropecuária piauiense, dentre elas o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso Batista, e o secretário da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Francisco Limma.

A cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha Estadual do Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”, concedida a pessoas que realizaram trabalhos destacados no campo da agropecuária no estado. A  Expoapi acontece entre os dias 02 e 10 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.

Mesa de honra do evento | Foto: CCom

Na cerimônia, a vice governadora Margarete  Coelho relembrou que a agropecuária é um setor ligado às tradições do estado, e um dos principais meios de desenvolvimento do Piauí. Ela parabenizou as pessoas que se dedicaram e trouxeram progresso ao Piauí, sendo condecoradas com a medalha. “É uma atividade importante, afetivamente ligada à fundação do estado do Piauí, e por isso essas pessoas merecem ser reconhecidas com essa medalha que vai homenagear e eternizar a participação delas no desenvolvimento da agropecuária”, afirmou.

A UESPI contribui com a Expoapi através de dois stands, o de Zootecnia e o de Agronomia, que possibilitam aos estudantes ligados aos cursos de ciências agrárias o conhecimento do que há de mais novo no desenvolvimento do mercado, de acordo com o reitor Nouga Cardoso.

“A criação de animais é uma expertise que precisa ser bastante desenvolvida no estado do Piauí, e nós temos potencial para isso. Certamente será o futuro desses nossos estudantes, o futuro do campo de emprego da atuação profissional deles. Consideramos um momento ímpar vivido pelos cursos da UESPI, dada essa grande potencialidade de se fazer um ambiente de aprendizagem”, destacou o reitor.

O secretário Francisco Limma destacou que presença da universidade formando pessoas nas áreas agrárias contribui com o desenvolvimento do estado. “Esse evento objetiva condecorar as instituições e pessoas que prestaram relevantes serviços para a agropecuária piauiense, e as universidades tem um papel importante. A UESPI tem dado a sua grande contribuição com os cursos na área de agrárias, tem se capilarizado em todo o estado. Então, a instituição tem uma grande importância para esse momento que vive a agropecuária piauiense”, declarou.

Medalha Estadual do Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”

Uma das pessoas condecoradas com a medalha ” João Mendes Olímpio de Melos”, foi o professor Valdinar Bezerra dos Santos,  do curso de Agronomia da UESPI de Parnaíba. O professor ficou surpreso pela escolha, uma vez que muitos dos agraciados eram grandes produtores do estado. O docente lidera uma outra parte do campo, focando suas atividades na agricultura familiar.

Professor Valdinar Bezerra, do curso de Agronomia da UESPI de Parnaíba

“Fiquei surpreso, mas foi uma decisão do conselho que existe na SDR. OS conselheiros me disseram que foi devido às minhas atividades em relação à assistência técnica para o pequeno agricultor, às atividades em relação ao núcleo de estudo, pesquisa e extensão em agroecologia. O que pesou também foi a questão do curso especial de agronomia do Pronera, no convênio entre INCRA e a UESPI”, comentou o professor, que há 13 anos trabalha na UESPI e há 10 se dedica à agricultura familiar.

Exposição de cursos da UESPI

Representando o curso de Zootecnia, também esteve presente no evento o coordenador do curso em Teresina, Firmino José Barbosa, que destacou a relevância do curso de Zootecnia estar atuando no evento, uma vez que o profissional zootecnista é o responsável legalmente por conduzir exposições de animais do tipo.

“Por isso temos hoje 90 alunos de cursos de zootecnia, trabalhando diuturnamente e dando apoio total à coordenação do evento e aos criadores, para aprenderem, para se apresentarem e também serem conhecidos, já que serão os futuros profissionais da área”, afirmou.

Reitor no stand de Zootecnia junto do professor Firmino Barbosa e de alunos

Ainda segundo Firmino, a UESPI levou não só os seus alunos como também foi sede para alunos de universidades maranhenses como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),  Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e  Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM).

Reitor no stand de Agronomia

“Isso mostra que a UESPI hoje é uma embaixatriz da zootecnia na região meio-norte. Aqui a gente está com um stand para darmos apoio integral ao evento e também uma boa formação aos nossos alunos”, finalizou.

ascom.uespi@gmail.com