13 de Novembro de 2017

Workshop discute pesquisa na área da saúde

Por Jônatas Freitas

O Centro Acadêmico Irmã Abrahíde Alvarenga, do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí, realizou no último sábado (11) o I Workshop de pesquisa em saúde. O evento foi realizado no auditório do CCS/UESPI e contou com a presença de mais de 100 acadêmicos da área da saúde da UESPI de Teresina, Picos e de outras IES.

Discente Nazareno Júnior e Dra. Suzana Paz durante o Talkshow

Nazareno Júnior recebendo o certificado da Diretora Social do CA, Anna Carolinny

Objetivo foi discutir o contexto da pesquisa dentro da graduação, sanando as dúvidas de acadêmicos, profissionais e docentes da área da saúde. O evento proporcionou uma discussão crítica acerca da importância da pesquisa dentro da graduação e de como proceder para obter sucesso científico.

Prof. Dr. Rauirys Alencar, Profa. Dra. Yúla Pires, Profa. Dra. Daisy Ykeda e Profa. Dra. Elyrose Brito;

As palestras do Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê de Ética no Uso de Animais nortearam os participantes sobre os procedimentos éticos necessários para a realização de pesquisas que envolvam humanos, animais e seus derivados. “Isso irá facilitar a submissão de projetos e diminuir o índice de erros”, comentou o Presidente do centro Acadêmico e organizador do Worksho, Nazareno Júnior.

Os acadêmicos que compareceram ao evento também sanaram dúvidas sobre alguns dos tipos de pesquisa e receberam instruções sobre como e onde apresentar e publicar os seus trabalhos científicos. “Dessa forma, compreende-se que as pesquisas realizadas pelos participantes do workshop ganharão maior qualidade e relevância científica, haja vista a rica programação de que os mesmos desfrutaram”, finaliza Nazareno.

ascom.uespi@gmail.com