Notícias

6 de Novembro de 2017

UESPI realiza II Mostra Piauiense sobre lesões de pele e o II Concurso Piauiense no tratamento de Feridas

Danúbia Rodrigues

A Universidade Estadual do Piauí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Conselho Nacional de Enfermagem,  realizará entre os dias 23 a 25 de novembro, a II Mostra Piauiense sobre Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e o II Concurso Piauiense de Experiências Exitosas na Prevenção e Tratamento de Feridas. O evento acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde/CCS.

O evento trará como diferencial a apresentação de temáticas de dois assuntos. Para o II Mostra Piauiense sobre Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele trará a valorização das experiências cotidianas e estimulação do protagonismo estadual dos profissionais de saúde, gestores e acadêmicos, proporcionando espaços de intercâmbio e experiências.

Já o II Concurso Piauiense de Experiências Exitosas na Prevenção e Tratamento de Feridas, abrirá as portas para que sejam compartilhadas experiências diversas sobre o fazer cotidiano da atenção básica e rede hospitalar.

A programação trará como atrativo a primeira aula inaugural da turma de estomaterapia do Piauí, através da palestra magna “Estomaterapia: História, Internacionalização, e Desafios”,  com a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), Angela Boccara. O objetivo dessa palestra é mostrar como essa área da enfermagem é importante. Entre outras palestras, encontram-se “Atualização no universo das estomias nos diversos ambientes do cuidado” e “Prevenção e tratamento de lesões de pele provocadas por radioterapia”.

Contará também com minicursos com temáticas:  “Empreendedorismo e tecnologias do cuidado de enfermagem em domicilio” e “Tecnologias no cuidado de feridas e estagnadas e com biofilme”, com a graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista em estomaterapia, Cristina Gomes. Além de diversas mesas redondas, o evento incluirá apresentação de trabalhos (orais e pôster), sendo que todos os trabalhos apresentados concorrerão à premiação.

A Prof. Dra. Sandra Marina, explica que o objetivo principal do evento é promover o conhecimento a respeito da área. “O objetivo é divulgar conhecimento sobre prevenção e tratamento de pele, agregar profissionais de saúde para forma um grupo mais forte e também mostrar os trabalhos que estão sendo realizados, sem falar também na forma de contato com as pessoas para estarem se conhecendo”.

A professora acrescenta ainda que além da ocasião conter premiações, sorteio de brindes, agradecimentos, haverá uma homenagem para os profissionais da área.  “O concurso vem para mostrar essas experiências e homenagear esses profissionais que vem fazendo um trabalho diferenciado. Estaremos nesse evento também homenageando as estomaterapeutas, nós temos 14 no Piauí, então é uma modalidade ainda nova, espalhadas por Teresina e pelo interior do estado, mas que tem a condição de realizar esse trabalho bem, principalmente na prevenção por lesão”, afirma.

SOBRE AS INCRIÇÕES:

As inscrições são realizadas por meio do e-mail iimostralesaodepele@gmail.com. É necessário baixar o formulário de inscrição, preencher todas as informações do formulário e encaminhá-lo para o e-mail do evento, juntamente com foto do comprovante de depósito ou transferência (dados da conta disponíveis no formulário).

Na inscrição de estudante deve ser anexado também documento comprobatório (comprovante de matrícula ou carteira de estudante).

As inscrições para ouvintes seguem  até 22 de novembro de 2017. As inscrições para apresentação de trabalhos já estão encerradas. Após o dia 22  as inscrições só poderão ser realizadas no local do evento. Os inscritos receberão certificação com carga horária referente a modalidade que se inscreveu.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com