Notícias

18 de Outubro de 2017

I Encontro Internacional de Motricidade e Saúde da UESPI acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro

Por Danúbia Rodrigues

Visando no aprimoramento do conhecimento em Educação Física, a Universidade Estadual do Piauí realiza o I Encontro Internacional de Motricidade e Saúde em conjunto com IV Encontro Nacional de Pesquisa e Temas Livres em Educação Física. O evento que acontece entre os dias 19, 20 e 21 de outubro no campus Poeta Torquato Neto, trará como diferencial o foco no internacional, e contará com cursos e palestras com certificados. A abertura do evento será as 18h no Diferencial Buffet.

Considerado o maior encontro de educação física do Piauí, o evento trará como atrativo profissionais de destaque. Tem como objetivo  estabelecer um fórum de discussão para o monitoramento dos avanços conceituais livres das áreas vinculadas à saúde, atividade física e aprendizagem motora. São ofertados 7 cursos nesta edição.

Os cursos e palestras

1. “Novas tendências em avaliação”,  com o Prof. Me. em saúde coletiva e especialista em fisiologia e biomecânica do movimento, Marco Leitão,  da Faculdade Maurício de Nassau, que abordará tema de conduta ética e postura do avaliador, junto com conceitos e objetivos de avaliação física.

2.“ Biomecânica da musculação”,  com o prof. Ms. em Ciências da Saúde, Rodrigo Fenne, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Ele trará assuntos como bases anatômicas, cinesiológicas e biomecânicas aplicadas à prescrição de exercícios de musculação. Além de fatores biomecânicos que influenciam o risco de lesão durante os exercícios de musculação, entre outros.

3.“Avaliação do desenvolvimento motor – escala E.D.M”, com o Dr. em Medicina no esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana (SBMH), Francisco Rosa da Universidade de Sevilha (Espanha), que falará sobre Teoria e prática sobre o tema em escolares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.  Apresentará as diferentes facetas do desenvolvimento infantil e sua aplicabilidade, entre outros assuntos relacionados.

4.“Líder coaching gerontológico para profissionais de educação física”, com Prof. de Educação Física da UESPI, Alexon Fabiano. O docente e trará as Técnicas de Coaching, análise transacional, exercícios de inteligência emocional, experiências de autoestima e amor incondicional. Também simulação de situações reais, entre outros.

5.“Ginástica coletiva coreografada”, com o prof. Nilson Vieira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Trará temas abordando assuntos como fundamentos conceituais da ginástica, coletiva coreografada, aspectos pedagógicos da estrutura musical e princípios do treinamento aeróbico, entre outros temas.

6-“Dança na escola: interfaces entre o estudo do ritmo e a aprendizagem motora”, com o Prof° Dr. Nilson Vieira, que colocará temas como a dança na escola, estudo do ritmo,  conceitos e finalidades rítmicas. Como também relações sensório-motoras e suas vias de condução.

7-“Treinamentos concorrentes”, com o Prof. Dr. Daniel Alexandre Boullosa da  Universidade Católica de Brasília, abrangendo temas como perspectiva histórica e definições, dentro do seu treinamento concorrente entre outros temas.

O evento será destinado a alunos de graduação, pesquisadores, docentes e profissionais das áreas de Educação Física e demais interessados.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com