18 de Outubro de 2017

Programação da III Semana de Pedagogia do Campus Clóvis Moura trará abordagens sobre o ensino na atualidade

Por Vanderson de Paulo

A III Semana de Pedagogia do Campus Clóvis Moura – UESPI, com o tema: “Educação, Pedagogia e Prática Pedagógica: diálogos com o espaço escolar”, que acontece de 13 a 15 de dezembro, terá programação com influentes debatedores do ensino superior e da educação básica.  No evento serão discutidos as possibilidades de ações didáticas para o ensino na atualidade.

Para a coordenadora Institucional do PIBID/UESPI, Elilian Basílio, o grande destaque da programação está na chamada para um diálogo mais próximo da academia com as escolas de educação básica. “Somos uma universidade que forma professores. Com isso, precisamos refletir e reavaliar nossas práticas que são constitutivas para o currículo, as avaliações, estágios e os programas que a UESPI leva para as escolas”, comenta.

A III semana será composta por duas mesas de discussão, além das cerimônias de abertura e de encerramento. Na palestra de abertura, no dia 13,  às 19h30, estarão presentes os Prof. Dr. Raimundo Dutra e a mediadora Por. Ma. Marilene de Oliveira,  que abordarão as questões relativas ao “Estágio Supervisionado”. Tema que é a tônica para a formação docente.

Segundo Elilian, o encontro cumpre o papel de divulgar as novas expressões do ensino. “Destacamos o espaço permanente de convidar e valorizar os educadores da academia a relatar suas aprendizagens e experiências como ambiente de troca”, pondera Elilian.

Na mesa do dia 14, às 8h, a Profa. Gerciane Martinz Viana, pedagoga e formadora CMEI Wall Ferraz, discutirá o tema: “Formação de professores e o diálogo como espaço escolar”. Estão previstas também comunicações orais e apresentações de pôsteres. Já a Pró-reitora e Profa. Dra. da UESPI, Eliene Pierote, participará da última mesa de discussão: “Pedagogia um caminho de sentidos para formação de professores”, às 19h30.

Na manhã do dia 15, ocorrem os seis minicursos, no qual os participantes podem escolher entre  assuntos como por exemplo, o “O braile na alfabetização de pessoas cegas”. Há também seis oficinas que se diversificam em conteúdo, como o “Bilhete orientador e a reescrita de texto na escola”; “Brinquedos cantados”;  “ Uso de dobraduras nas práticas pedagógicas nos anos iniciais”, entre outros.

O encerramento terá exposição e lançamentos de livros, além da palestra a “Educação brasileira e as atuais reformas curriculares: desejos, conflitos e contradições”. Acontecerá às 19h30, com o  Prof. Ms. Carlos Alberto Pereira, Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação do Estado –SEDUC.

Confira a programação completa do evento

Sobre as inscrições acesse o edital

ascom.uespi@gmail.com