11 de Outubro de 2017

Grupo de pesquisadores da UESPI realiza roda de conversa com Comunidade Indígena

Por Thalita Albano

A Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários realizou, nos dias 6 e 7, uma roda de conversa na comunidade indígena de Serra Grande, localizada no município de Queimada Nova do Piauí, há 522 km da capital.

O encontro consiste em um projeto interdisciplinar a ser desenvolvido na comunidade com duração de 3 a 4 anos, com participação de alunos e professores da instituição. Nesse encontro o objetivo foi conversar com as famílias indígenas residentes, a fim de mapear as principais necessidades. O projeto é coordenado pelos os professores Evandro Alberto de Sousa, Janaína Alvarenga Aragão, Luciano Figueiredo, Orlando Berti e o Pró-reitor de extensão, Raimundo Dutra de Araújo.

O primeiro momento serviu para conhecer a comunidade e seus moradores e a realidade local. Além disso, os representantes da IES conversaram com os moradores a respeito das carências que permeiam o lugar, buscando avaliar qual o posicionamento e a atuação da IES frente a tais necessidades.

Janaína Alvarenga Aragão, diretora do campus professor Barros Araújo da UESPI, pôde ouvir da moradora da comunidade, Cacique Maria Francisca Ferreira,  quais os anseios da população. Segundo ela, “durante esses dois dias de encontro, ouvimos os desejos desse povo e estamos com uma lista de demandas em mãos. Nosso próximo passo é marcar uma reunião com professores e alunos para que possamos formar um grupo de pesquisa interdisciplinar que possa vir a atender essas demandas”, disse Janaína.

Comunidade durante a roda de conversa

Segundo a diretora o desejo dos moradores de Serra Grande é a construção de uma rádio comunitária que atenda a todos e leve cultura, informação e entretenimento. O projeto roda de conversa atuará em uma esfera geral,  buscando atender a desejos dos moradores, como por exemplo a promoção de ações sociais e de saúde,  com campanhas de prevenção contra câncer de mama, câncer de próstata e levantamento de sífilis, para toda a população acima de 18 anos.

O próximo encontro já possui data marcada e acontecerá nos dias 10, 11e 12 de novembro. Segundo a diretora Janaína Aragão, a ideia é voltar à comunidade com os demais professores e alunos que integrarão o grupo de pesquisa interdisciplinar para executar as ações propostas.

ascom.uespi@gmail.com