10 de Outubro de 2017

Projeto do curso de História EAD leva alunos ao Parque Nacional Serra da Capivara

Por Ascom NEAD/UESPI

Alunos do curso de graduação em História do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI) do Polo de Valença visitaram nos dias 6, 7 e 8 de outubro o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, região Sul do estado. A atividade faz parte do projeto “Conhecendo o Piauí” de iniciativa da professora Conceição Silva, tutora do curso de História.

Vinte e um alunos do 6 bloco participaram da visita que incluiu expedição pelos sítios arqueológicos do parque, visita ao Museu do Homem Americano e a fábrica de cerâmica. O passeio contou com orientação de guias e acompanhamento da tutora.

Para a estudante Jacira Santana a experiência foi gratificante. “Achei a viagem maravilhosa, era um sonho que eu tinha de conhecer a Serra da Capivara e suas fontes históricas. Para nós este passeio representou um grande momento que enriqueceu nossos conhecimentos”, relatou.

Integrando os conhecimentos teóricos das disciplinas Historiografia do Piauí e História Contemporânea, a visita ao Parque foi uma oportunidade de ampliar as experiências dos alunos. “O objetivo é mostrar ao aluno que a historicidade também faz parte do presente e não somente do passado e é uma forma deles conhecerem a história do Piauí, participando e sendo presente no espaço onde se deu, tudo indica, o início do homem americano”, explica a professora Conceição.

A realização do projeto contou com o apoio do coordenador do curso, professor Raimundo Nonato Barros da Silva, do coordenador de Tutoria, professor Moisés Barros de Andrade e da secretária Silvana Fernandes de Sousa. Os objetivos do projeto incluem a realização de mais visitas a locais emblemáticos para o estudo da história no Piauí e em outras regiões do país.

ascom.uespi@gmail.com