29 de Setembro de 2017

Curso de Geografia inaugura Laboratório de Cartografia nesta segunda (02)

Por Jônatas Freitas

O curso de licenciatura em Geografia do campus Poeta Torquato Neto vai inaugurar na próxima segunda (2) um laboratório de cartografia digital. O espaço representa anos de esforço da coordenação e de cada um dos docentes em buscar melhorias para o curso, e sua abertura acontece no setor 12 do campus, sala 1, às 8h.

Outros apoios necessários para a construção do laboratório, de acordo com o Prof. Dr. Jorge Eduardo de Abreu, Coordenador do Curso, foram os da Diretoria do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), nas pessoas da Prof. Dra. Margareth Torres e Prof. Ms. Omar Albornoz, além do apoio da reitoria da UESPI. O laboratório é um passo dado no intuito de acompanhar as inovações tecnológicas na área da Geografia, garantindo uma melhor formação para os alunos do curso.

“Desde a década de 60 que a Cartografia e a própria Geografia vem se desenvolvimento com o apoio da Informática. Inúmeras instituições tem realizado importante trabalho na difusão de geotecnologias e o uso delas na Geografia. Logo, com a concretização desse laboratório entendemos que sairemos de alguns anos de atraso na área da Cartografia Digital e nos aproximaremos cada vez mais da qualidade ofertada por quaisquer IES com cursos nesta área”, relatou o coordenador Jorge Eduardo.

O Laboratório oferecerá suporte técnico e científico para o ensino e pesquisa cartográfica aos alunos e professores do curso, produzirá material para subsidiar a abordagem da cartografia no ensino de Geografia nos níveis Fundamental, Médio e Superior, em especial nas escolas públicas municipais e estaduais de Teresina, além de oferecer suporte para planejamento e otimização de áreas urbanas periféricas de Teresina através de parcerias com representantes da sociedade civil.

“Acreditamos que a Administração Superior, a exemplo desta Gestão que sempre apoiou o Curso de Geografia, continuará a dar apoio no sentido de buscarmos a melhor qualificação dos licenciandos e futuros professores da educação básica. São com esses esforços que o Curso de Geografia também tem trazido bons frutos para a UESPI, sempre com notas elevadas na avaliação de Cursos”, finalizou Jorge.

O laboratório também tem as metas de oferecer cursos de formação continuada a professores, alunos e egressos do curso, e também cursos de extensão em “Alfabetização Cartográfica” a alunos e professores de outros cursos da UESPI que tenham interesse no tema, como História e Turismo.

ascom.uespi@gmail.com