14 de Setembro de 2017

2ª edição do SALICEU é lançada no Campus Clóvis Moura

Por Valéria Soares

O lançamento da 2ª edição Salão do Livro do Dirceu (SALICEU) que será realizado de 20 a 22 de setembro ocorreu na noite da última quarta (13), no auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. O evento tem como tema “A Arte existe porque a vida não basta”, em menção a citação do escritor Ferreira Gullar.

A solenidade contou a presença da Administração Superior da UESPI, escritores, professores e alunos do campus e de escolas públicas do bairro. O evento contou com a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI, e a programação musical com o músico Dário Marreiros.

Mesa de honra do lançamento da 2ª edição do SALICEU

Para o professor, poeta e letrista, Nathan Sousa, é muito importante viver esse momento de investimentos em salões de livros e feiras literárias. Ele que já foi vencedor de prêmios literários, como o Prêmio Machado de Assis (2015), e dedica a vida a escrever, acredita que incentivar a leitura é o caminho. “Quanto mais você debate, quanto mais você apresenta características da obra de um autor, mais o público vai ter interesse de buscar essa leitura”, comenta.

Escritor Nathan Sousa, palestrante convidado do lançamento do 2ª SALICEU

Neste ano, a edição homenageará o cientista político e social, Clóvis Moura, personalidade piauiense que dá nome a universidade do bairro Dirceu Arcoverde. Para o professor Pedro Pio, pesquisador e curador do acervo do homenageado, é uma satisfação levar o nome de Clóvis Moura para o SALICEU.

“Ele tem tudo a ver com o Salão, porque ele é uma política de democratização da literatura, da escrita e do pensar. Converge também com o próprio campus que trabalha pela democratização do saber, com o bairro que tem pessoas lutadoras desde sua origem”, afirma o professor de História do  campus. Segundo Pedro Pio, no SALICEU o memorial do Clóvis Moura será aberto nos três turnos do evento com apoio de monitores que irão explicar obre vida e obra do autor. O memorial foi instalado no campus este ano em comemoração aos 15 anos de fundação do prédio.

A Pró-reitora Adjunta da PREG (Pró-reitoria de Ensino e Graduação), Eliene Pierote, representou o reitor na ocasião, e disse estar gratificada com a realização de mais um salão do livro na universidade. Para ela, promover eventos como esse edificam a educação da instituição e do estado do Piauí. “ É muito importante difundir dentro da universidade o universo da leitura, e aproximar a comunidade para esse mundo”, ressalta o diretor do campus, Renê Aquino.

Pró-reitora Adjunta, Eliene Pierote, durante o discurso de lançamento

Salão do Livro do Dirceu

O SALICEU é o resultado de uma parceria da UESPI, da 21ª Gerência Regional de Educação, do Núcleo de Estudos e Assessoramento Político Educacional (NEAPE), com apoio do Governo do Estado através da Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Cultura do Estado(SECULT) e da emenda parlamentar do Deputado João de Deus(PT/PI).

O parlamentar destaca que o Salão do livro é a maior experiência que o estado desenvolve, por isso apoia e incentiva. “Tivemos uma avaliação altamente positiva do primeiro salão, agora estamos no segundo e queremos que seja melhor ainda, e acho que tem tudo pra ser. No ano passado a UESPI deu o espaço, mas agora ela faz parte da montagem de toda proposta do salão”, declara.

Deputado João de Deus, apoiador do SALICEU desde a primeira edição

Para ele, é importante ter a universidade participando, porque é um espaço democrático e rotativo. “Trazer as escolas da rede básica para apreciar o salão do livro, também é importante porque esses jovens já passam a lidar com a realidade da universidade”, pontua.

Segundo o organizador do evento, Francisco Costa, o maior objetivo dos salões de livros é a aproximação do livro ao leitor. “Esse ano 31 escolas públicas vão ter acesso ao salão. Todo dia vai ter ônibus disponível para trazer as crianças para o salão, além dos alunos de escolar particulares e a comunidade do bairro”, declara.

Francisco Costa, organizador do evento

A programação do SALICEU contará com palestras, oficinas, lançamento de livros, saraus poéticos, contação de histórias, shows musicais e bate-papos literários. O Prof. Wellington Soares, organizador do salão, destaca que nos saraus literários cada noite terá um grupo de Teresina se apresentando com um tema específico. “ Como é o caso do Tensão, Tesão, Criação do Demétrios Galvão e João Henrique. Vamos ter o Machado Júnior e o Toti, vamos ter atrações musicais.  Já estão confirmadas a banda Top Gun, o Teófilo Lima e a Bia os Becks”, elenca.

Professor Welington Soares, organizador do evento

O professor Werton Costa,  será um dos docentes da UESPI que estará no evento, ele e membros da União de Escritores do Itararé,  apresentarão a roda de conversa Espaços e Tempos da Literatura. “Vamos fazer uma discussão que vai ligar o saber acadêmico ao saber popular, e falar da contribuição da história e geografia para literatura e vice-versa”, explica o professor de Geografia do campus.

O SALICEU vai receber nomes do cenário nacional, como Ana Miranda, Salgado Maranhão, Celso Borges e Beto Ehongue, além de escritores locais como Cineas Santos, Feliciano Bezerra, Pedro Pio, Shirley Alves, dentre outros.

ascom.uespi@gmail.com