Notícias

14 de Setembro de 2017

2ª edição do SALICEU é lançada no Campus Clóvis Moura

Por Valéria Soares

O lançamento da 2ª edição Salão do Livro do Dirceu (SALICEU) que será realizado de 20 a 22 de setembro ocorreu na noite da última quarta (13), no auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. O evento tem como tema “A Arte existe porque a vida não basta”, em menção a citação do escritor Ferreira Gullar.

A solenidade contou a presença da Administração Superior da UESPI, escritores, professores e alunos do campus e de escolas públicas do bairro. O evento contou com a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI, e a programação musical com o músico Dário Marreiros.

Mesa de honra do lançamento da 2ª edição do SALICEU

Mesa de honra do lançamento da 2ª edição do SALICEU

Para o professor, poeta e letrista, Nathan Sousa, é muito importante viver esse momento de investimentos em salões de livros e feiras literárias. Ele que já foi vencedor de prêmios literários, como o Prêmio Machado de Assis (2015), e dedica a vida a escrever, acredita que incentivar a leitura é o caminho. “Quanto mais você debate, quanto mais você apresenta características da obra de um autor, mais o público vai ter interesse de buscar essa leitura”, comenta.

Escritor Nathan Sousa, palestrante convidado do lançamento do 2ª SALICEU

Escritor Nathan Sousa, palestrante convidado do lançamento do 2ª SALICEU

Neste ano, a edição homenageará o cientista político e social, Clóvis Moura, personalidade piauiense que dá nome a universidade do bairro Dirceu Arcoverde. Para o professor Pedro Pio, pesquisador e curador do acervo do homenageado, é uma satisfação levar o nome de Clóvis Moura para o SALICEU.

“Ele tem tudo a ver com o Salão, porque ele é uma política de democratização da literatura, da escrita e do pensar. Converge também com o próprio campus que trabalha pela democratização do saber, com o bairro que tem pessoas lutadoras desde sua origem”, afirma o professor de História do  campus. Segundo Pedro Pio, no SALICEU o memorial do Clóvis Moura será aberto nos três turnos do evento com apoio de monitores que irão explicar obre vida e obra do autor. O memorial foi instalado no campus este ano em comemoração aos 15 anos de fundação do prédio.

A Pró-reitora Adjunta da PREG (Pró-reitoria de Ensino e Graduação), Eliene Pierote, representou o reitor na ocasião, e disse estar gratificada com a realização de mais um salão do livro na universidade. Para ela, promover eventos como esse edificam a educação da instituição e do estado do Piauí. “ É muito importante difundir dentro da universidade o universo da leitura, e aproximar a comunidade para esse mundo”, ressalta o diretor do campus, Renê Aquino.

Pró-reitora Adjunta, Eliene Pierote, durante o discurso de lançamento

Pró-reitora Adjunta, Eliene Pierote, durante o discurso de lançamento

Salão do Livro do Dirceu

O SALICEU é o resultado de uma parceria da UESPI, da 21ª Gerência Regional de Educação, do Núcleo de Estudos e Assessoramento Político Educacional (NEAPE), com apoio do Governo do Estado através da Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Cultura do Estado(SECULT) e da emenda parlamentar do Deputado João de Deus(PT/PI).

O parlamentar destaca que o Salão do livro é a maior experiência que o estado desenvolve, por isso apoia e incentiva. “Tivemos uma avaliação altamente positiva do primeiro salão, agora estamos no segundo e queremos que seja melhor ainda, e acho que tem tudo pra ser. No ano passado a UESPI deu o espaço, mas agora ela faz parte da montagem de toda proposta do salão”, declara.

Deputado João de Deus, apoiador do SALICEU desde a primeira edição

Deputado João de Deus, apoiador do SALICEU desde a primeira edição

Para ele, é importante ter a universidade participando, porque é um espaço democrático e rotativo. “Trazer as escolas da rede básica para apreciar o salão do livro, também é importante porque esses jovens já passam a lidar com a realidade da universidade”, pontua.

Segundo o organizador do evento, Francisco Costa, o maior objetivo dos salões de livros é a aproximação do livro ao leitor. “Esse ano 31 escolas públicas vão ter acesso ao salão. Todo dia vai ter ônibus disponível para trazer as crianças para o salão, além dos alunos de escolar particulares e a comunidade do bairro”, declara.

Francisco Costa, organizador do evento

Francisco Costa, organizador do evento

A programação do SALICEU contará com palestras, oficinas, lançamento de livros, saraus poéticos, contação de histórias, shows musicais e bate-papos literários. O Prof. Wellington Soares, organizador do salão, destaca que nos saraus literários cada noite terá um grupo de Teresina se apresentando com um tema específico. “ Como é o caso do Tensão, Tesão, Criação do Demétrios Galvão e João Henrique. Vamos ter o Machado Júnior e o Toti, vamos ter atrações musicais.  Já estão confirmadas a banda Top Gun, o Teófilo Lima e a Bia os Becks”, elenca.

Professor Welington Soares, organizador do evento

Professor Welington Soares, organizador do evento

O professor Werton Costa,  será um dos docentes da UESPI que estará no evento, ele e membros da União de Escritores do Itararé,  apresentarão a roda de conversa Espaços e Tempos da Literatura. “Vamos fazer uma discussão que vai ligar o saber acadêmico ao saber popular, e falar da contribuição da história e geografia para literatura e vice-versa”, explica o professor de Geografia do campus.

O SALICEU vai receber nomes do cenário nacional, como Ana Miranda, Salgado Maranhão, Celso Borges e Beto Ehongue, além de escritores locais como Cineas Santos, Feliciano Bezerra, Pedro Pio, Shirley Alves, dentre outros.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com