Notícias

11 de Setembro de 2017

Nota de Esclarecimento – Programas da UESPI financiados pela CAPES

A respeito de matérias que vêm sendo veiculadas em portal local, com denúncias relacionadas à seleção de profissionais para atuação nos programas PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e NEAD (Núcleo de Educação a Distância), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) financiados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e invocando o direito do contraditório garantido pela legislação em vigor, para melhor elucidação do assunto à opinião pública, gostaríamos de esclarecer que:

1) Todas as pessoas selecionadas para ministrar cursos e oficinas no âmbito dos programas, sem ressalvas ou exceção, atendem aos critérios estabelecidos pela legislação e ao que preconiza para o PARFOR o Manual Operativo do PARFOR, juntamente com a Portaria Capes nº 82/17 e a Portaria Capes nº 159/17 e o que preconiza para o NEAD o Decreto nº 5.622/05 que refere-se à educação a distância.

2) Toda a documentação que comprova o correto destino e aplicação dos recursos dos programas, como não poderia deixar de ser, estão à disposição dos órgãos de controle e é importante que seja verificada a sua correta aplicação, para que não paire sobre isso qualquer dúvida. Somos os maiores interessados nessa verificação. Os últimos relatórios podem ser vistos aqui: Relatório PARFOR e Relatório NEAD.

3) Temos procurado fazer uma gestão que privilegie o diálogo com os diversos segmentos de nossa instituição e com a sociedade em geral; mas, não surpreende que tais “denúncias” somente venham a público nesse momento pré-eleitoral, quando os grupos que integram nossa Uespi já se movimentam com vistas à sucessão na Reitoria. Momentos como esse são mesmo sempre mais tensos e permissivos, o que, além de não surpreender, não nos preocupa.

4) Sempre tratamos e vamos continuar tratando a coisa pública com o zelo que ela merece e é compromisso nosso continuar trilhando esse caminho que consideramos o mais apropriado.

Atenciosamente,

Nouga Cardoso Batista

Reitor da Uespi

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com