Notícias

12 de Setembro de 2017

UESPI de Parnaíba promove I Encontro Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sociologia

Por Danúbia Rodrigues

 A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Alexandre Alves de Oliveira de Parnaíba, realizará o I Encontro Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia (LEPES). O evento acontecerá entre os dias 25 a 27 de outubro, com tema: “Os desafios do ensino de humanidades em perspectiva comparada”.

A solenidade de abertura contará com a participação de convidados especiais como o professor da Universidade Estadual de Londrinas, Dr. Nelson Tomazi; o professor assistente II com experiência na área de filosofia, Msc.Lucas Faustino; o professor adjunto do centro de educação da UFAI, Dr. Cristiano Bodart, entre outros.

O evento tem como objetivo principal estimular a formação plural dos alunos,  ao trazer para a universidade professores e palestrantes que agreguem novas discussões de cunho científicos. Durante três dias, os inscritos poderão participar de palestras, minicursos, oficinas e apresentações que visam incentivar a produção intelectual e científica dos alunos e professores do campus.

O projeto pretende oferecer aos professores de ensino médio de sociologia de Parnaíba uma capacitação metodológica e teórica. Para os estudantes do curso de Ciências Sociais da UESPI, o evento dará a oportunidade de desenvolver capacidades necessárias ao exercício futuro da docência.

De acordo com a organização do evento, a cerimônia tem muita importância para a universidade. “Nossa intenção é contribuir o aprimoramento profissional de professores de Sociologia que atuam no Ensino Médio na cidade de Parnaíba, assim como em seu entorno. Acreditamos que atingir estudantes e profissionais contribuirá para formação dos discentes, assim como será uma oportunidade única de discutir os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na área de humanidades, em especial na de Sociologia, no Estado do Piauí, assim como em outras unidades da federação”, relata o professor Radamés Rogério, um dos organizadores do evento.

Os interessados poderão se inscrever  em três grupos de trabalhos, com resumos e trabalhos completos, em minicursos,  oficina e também como ouvintes. As vagas são limitadas.  As inscrições são feitas através do site do evento, o valor da taxa custa R$20,00.  O LEPES disponibilizará certificado de 40 horas.

Grupos

1. Desafios da prática docente em Sociologia

2. Transposição didática no ensino superior e médio

3. Currículo e material didático.

Minicursos

1.Os usos da fotografia no ensino de Sociologia

2.Usos e abusos do cinema na sala de aula

3.O Uso de recursos audiovisuais em aulas de sociologia

4. Literatura, Interdisciplinaridade e o ensino das Ciências Humanas

Oficina

1. Jogos didáticos como estratégia pedagógica para aulas no ensino médio

 

Programação

Quarta-feira – 25/10:

9h – 11h: credenciamento

15h – 18h: credenciamento

18h – 21h: Conferência de abertura:

“Metodologia e recursos didáticos para a sociologia no ensino médio”.

Prof. Dr. Nelson Dacio Tomazi (UEL)

21h: Apresentação cultural

Quinta-feira- 26/10:

9h – 11h: Grupos de Trabalho

14h – 17h: Minicursos e oficina

18:30h – 21:30h: Mesa-redonda “O lugar do ensino das Ciências Humanas frente ao cenário contemporâneo”.

Participantes: Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart (UFAL), Prof. Ms. Lucas Rocha Faustino (UESPI – Filosofia), Prof. Ms. Yuri Holanda da Nóbrega (UESPI – História)

Sexta-feira- 27/10:

9h – 11h: Grupos de Trabalho

14h – 17h: Minicursos e oficina

18:30h – 21:30h: Mesa-redonda “Os desafios da licenciatura no cenário atual da educação brasileira”.

Participantes: Prof. Dr. Luciano Melo (UESPI – Sociologia), Prof. Dr. Washington Tourinho Júnior (UFMA – História), Profa. Msa. Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino (UESPI – Pedagogia).

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com