13 de Setembro de 2017

UESPI encaminha projeto para contar com Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual

Por Jônatas Freitas

A Universidade Estadual do Piauí- UESPI, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI e a Universidade Federal do Piauí- UFPI, sob a coordenação desta última, apresentaram proposta de adesão ao Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), modalidade Associação Nacional.

O curso, que já é oferecido nacionalmente (Conceito 4), é destinado a graduados de todas as áreas do conhecimento que tenham a intenção de estudar questões como inovação e proteção de propriedade intelectual e visa aprimorar a formação de profissionais para atuarem nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

De acordo com o Prof. Dr. Helano Diógenes Pinheiro, um dos docentes da UESPI que integram a proposta, o curso tende a suprir a necessidade que as universidades tem de proteger melhor suas criações, uma vez que elas realizam as pesquisas mas protegem muito pouco os resultados. “Esse é um problemas das instituições, elas criam, elas pesquisam, produzem resultados, mas protegem muito pouco. Nós temos a lei de proteção, e é considerado crucial para o desenvolvimento das instituições em todos os países que eles consigam proteger a sua propriedade intelectual, e qualquer pessoa que queira estudar ou tenha a contribuir com essa área pode pleitear o curso.”, afirma o professor.

Caso a solicitação de adesão seja aprovada, as atividades do curso nas Instituições Piauienses devem iniciar a partir do segundo semestre de 2018.

ascom.uespi@gmail.com