22 de Agosto de 2017

Primeiro lote de inscrições para África Brasil se encerra dia 30 de agosto

Por Vanderson de Paulo

De 22 a 24 de novembro, a Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, em Teresina, sediará o África Brasil 2017. O evento internacional chega a sua 5° edição tendo como tema principal “Narrativas e Cidadania” e visa estimular a troca de experiências e práticas de intercâmbio de conhecimento nos estudos literários, cultura e história. Os primeiros lotes promocionais de inscrições encerram dia 30 de agosto.

A internacionalização do evento reforça seu caráter aberto. A sociedade em geral é convidada a participar. As inscrições estão abertas para estudantes, professores e ouvintes de qualquer universidade ou curso e em qualquer nível. Para quem apresentar trabalho no formato pôsteres os valores são de R$50,00, e para comunicação oral, R$80,00. Quem quiser apenas acompanhar as apresentações como ouvinte os valores são de R$ 30,00 reais (sem apresentação de trabalho). A programação completa e inscrições estão disponíveis no site do evento. (http://nepa.uespi.br/)

Uma das novidades desta edição é que o evento trará novos nomes da literatura, história e inclui o I Encontro Internacional de Culturas Indígenas da América Latina e Caribe. Além desse, serão realizados simultaneamente, o V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas da UESPI, o VII Colóquio de Literatura Afro-brasileira e Africana, além do IV Salão do Livro Universitário da UESPI.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa Afro (NEPA), pelo Mestrado em Letras e o Núcleo de Estudos Hispânicos, o África Brasil é um dos maiores eventos acadêmicos da área Afrodescendentes do Brasil e da América e reunirá influentes pesquisadores da África, EUA, França, Alemanha. “Nosso encontro é voltado à troca de experiências sobre estudos interdisciplinares, então são bem-vindos professores, pós-graduandos, monitores e pessoas envolvidas com ensino, cultura e literatura”, explica o prof. Dr. Élio Ferreira, coordenador geral do evento.

O professor Élio reforça o convite. “A temática do encontro é voltada para o indígena, o negro e a África. Quem tiver pesquisas ou obras que falem dessa temática tem que se inscrever no evento. A Importância da participação de apresentações no evento acarretará publicações em e-book, anais ou até mesmo livros impressos”, garante.

O encontro pretende ter uma abordagem ampla, com vários assuntos. Serão oferecidos aos participantes além de minicursos, palestras sobre as fábulas africanas, pensadores da literatura brasileira, afro-brasileira e indígenas . Ocorrerá shows, exposições de artesanatos, cursos em várias modalidades, apresentações de grupos indígenas e quilombolas. Dentre os palestrantes estão a jornalista, Correspondente da Rádio CBN em São Tomé e Príncipe, Prof. Dra. Conceição Lima, assim como o escritor nigeriano Ikechukwu Sunday Nkeechi (Sunny), Profa. Dra Elvira Espejo Ayca, da Bolívia além de 31 outros palestrantes.

ascom.uespi@gmail.com