17 de Julho de 2017

UESPI lança primeira biblioteca virtual especializada do Piauí

Por  Valéria Soares

A primeira biblioteca virtual especializada do Piauí foi lançada nesta manhã (17) no Centro de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí. O acervo é fruto de um contrato feito pelo governo do estado com a editora Fórum, especializada em conhecimento jurídico há mais de 25 anos no mercado, com acervo físico e online. Estudantes, professores e técnicos da instituição terão acesso a mais de 3 mil títulos nas mais diversas áreas do direito, através do site da UESPI e do aplicativo Bidfórum.

Lançamento da primeira biblioteca virtual especializada do Piauí

O evento contou com a participação da governadora exercício, Margarete Coelho, da administração superior da UESPI, de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da comunidade acadêmica. Na ocasião, o presidente e editor da Fórum, Luis Cláudio Rodrigues Ferreira, apresentou o material ofertado pela editora, destacando para os mais de 3 mil títulos publicados, composto por mais 2.800 autores.

A editora é referência em direito público, ofertando periódicos científicos nas áreas de direito, economia, contabilidade e administração. A Fórum contém periódicos, informativos, vídeos que são atualizados diariamente, com acesso simultâneo, ilimitado e permanente. Segundo o Presidente, na plataforma a busca pelos títulos funciona através de indexação de palavras, também é permitido a impressão de 10% de cada obra, bem como copiar e colar o conteúdo dos livros.

Presidente e editor da Fórum, Luis Carlos Rodrigues Ferreira

O reitor Nouga Cardoso destaca que o acervo chega em um bom momento para a instituição e, por ser especializada beneficiará alunos do direito, administração e contabilidade, mas também outras áreas que precisam do conhecimento do jurídico. “Nós temos 8 cursos de direito distribuídos no Piauí, e tem sido muito difícil atender a demanda dos estudantes com livros físicos. Essa possibilidade de trabalhar com biblioteca virtual especializada traz um avanço e uma melhorias para todos os nossos estudantes”, declara.

Reitor da UESPI,Nouga Cardoso

Reitor da UESPI, Nouga Cardoso

A aluna Maria Clara Portela, do 3º período do curso de Direito (Campus Torquato Neto), ressalta que para área jurídica o acesso a uma biblioteca virtual é melhor por conta da atualização constante. “É mais fácil você se atualizar numa plataforma digital do que adquirir livros físicos. No Direito, um livro que a gente adquire no começo do curso passa por muitas atualizações, principalmente na legislação, então pra um aluno sai muito caro ter todo esse acervo físico”, comenta.

A coordenadora do curso de Direito (Campus Torquato Neto), Patrícia Caldas, enfatiza que o acesso e manuseio de informações online pelos alunos e pelo corpo docente  da UESPI começa a integrar o mundo à tecnologia. “Na biblioteca virtual além da atualização ser maior, é mais econômica e ecologicamente sustentável”, frisa.

Coordenadora e alunos do curso de direito

Coordenadora e alunos do curso de Direito

Débora Teixeira, diretora da Biblioteca Central, reitera que as bibliotecas digitais promovem tecnologia, além do avanço no serviço dos bibliotecários. “Os alunos não vão ter apenas o conteúdo, mas também os serviços. É uma plataforma bem extensiva na área do direito, com acesso permanente. Muito maior do que a gente oferta numa biblioteca física.  É um ganho enorme para instituição”, pondera.

No Piauí, a PGE vem utilizando os serviços da editora Fórum há um ano, com expansão para a UESPI e demais secretarias do Estado, a governadora em exercício, Margarete Coelho, destaca que o estado do Piauí só tem a crescer em conhecimento. Para ela, mais do que o investimento em grandes obras físicas, o estado do Piauí deve investir em pessoas e no conhecimento. “Uma universidade tem sua base fixada em uma boa biblioteca.  E agora, a UESPI vai dispor de uma das melhores bibliotecas especializadas no Brasil”, afirma.

Governadora em exercício, Margarete Coelho

A vice-reitora, Bárbara Melo, acrescenta afirmando que a inclusão da UESPI no contrato feito pelo governo do estado é um grande presente. “Hoje a UESPI recebe esse presente com uma biblioteca de grande porte, com recursos do tesouro estadual via PGE. Dedicamos os nossos agradecimentos ao governo do estado e  em especial, a vice-governadora, Margarete Coelho”, finaliza.

O acesso a biblioteca virtual é feito  através dos sistemas: Aluno Online, Professor Online e Servidor Online, como também por meio do aplicativo Bidfórum, que pode ser adquirido pelos sistemas  IOS da Apple e Google play, nos Smartphones. Para os órgãos governamentais o sistema está disponível  em plataformas intranet.

ascom.uespi@gmail.com