15 de Julho de 2017

UESPI realiza ação social sobre saúde do homem na Ceasa

Por Kelly Barros

Com o objetivo de sensibilizar os homens sobre a questão da saúde é que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participou na manhã de hoje (14) de ação desenvolvida na Ceasa, Zona Sul de Teresina, em alusão ao Dia Nacional da Saúde do Homem, que é comemorado amanhã, 15 de julho.

Acadêmicos dos cursos de saúde da UESPI participam de ação social sobre saúde do homem na Ceasa

O evento foi uma parceria entre UESPI, Secretaria de Saúde do Piauí ( SESAPI) e SENAC. Foram abordados os seguintes temas: álcool e drogas,  violência, prevenção de acidentes, qualidade do sono, postura em relação ao trabalho, tabagismo, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de mudanças de hábito em relação à alimentação.

Valdite Costa, coordenadora Adulto Idoso da SESAPI, afirma que os índices mostram que os fatores de riscos estão associados a homens com menor escolaridade e que eles  não procuram os serviços de saúde, “a não ser que estejam sentindo alguma dor, quando já tem alguma doença instalada”, ressalta.

Arethuza Carvalho, coordenadora do curso Enfermagem da UESPI

A Profa.  Arethuza Carvalho, coordenadora do curso de Enfermagem da UESPI, enfatiza que a Ceasa foi escolhida propositalmente, pela grande demanda de homens que trabalham no local.  “A gente procurou esses homens, que já têm um histórico de vida de acordar muito cedo, trabalhar carregando muito peso”, afirma.

Alunos e professores do CCS participam de ação da Saúde do Homem, na Ceasa, Zona Sul de Teresina

A turma de Fisioterapia da UESPI  deu orientações em relação à qualidade do sono dos trabalhadores. A professora de Fisioterapia Iara Sayuri Shimizu declara que muitas vezes a qualidade do sono das pessoas que trabalham na Ceasa é comprometida.  “A gente sabe que muitos são caminhoneiros, que têm um sono irregular. Além disso, a gente sabe que eles têm muitas dores musculares pelo trabalho de esforço, a gente vai ter também a parte de alongamentos”, afirma. “O importante não é estarmos só promovendo, mas educando, para que as pessoas sejam educadoras e que deem continuidade a esse trabalho também”, acrescenta.

UESPI realiza ação na Ceasa em alusão ao Dia da Saúde do Homem. Foram oferecidos, serviços como aferição de pressão arterial, distribuição de folders  e medição de glicose

“É importante  dizer que a Universidade Estadual do Piauí é preocupada com a saúde do homem durante todo o ano, realizando ações direcionadas a esse público, por meio dos cursos na área da saúde. E hoje  professores  e alunos trazem os conhecimentos que produzem em sala de aula e para beneficiar a população da Ceasa”, afirma o Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX/UESPI.

Serviços de saúde são oferecidos na Ceasa em ação social sobre saúde do homem

O radiologista Antônio Francisco Leal, consumidor da Ceasa, enfatizou a questão da conscientização. “É importante salientar que existe o Dia de Saúde do Homem, e que não só amanhã, mas todos os dias. O homem por si só é mais descuidado, é relaxado, diz para a mulher e filhos  irem ao médio e ele termina não o fazendo. O homem precisa se cuidar e as doenças estão aí e é melhor saber se tem algum problema, ou não”, declara.

Quinze  de Julho:

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, no Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. Desde 1992, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores Brasileiros.

ascom.uespi@gmail.com