Notícias

13 de Julho de 2017

UESPI recebe dispositivo que substitui sacrifício de animais em aulas práticas

Por Jônatas Freitas

A comunidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UESPI foi contemplada com a aquisição de 4 modelos de um software desenvolvido pela empresa australiana AdInstruments. O dispositivo possibilitará aos professores e estudantes de vários cursos relacionados à saúde que realizem aulas práticas sem a necessidade de sacrificar animais.

 

A entrega dos equipamentos e o primeiro tutorial do programa ocorreram na manhã desta quarta (12), no Laboratório de Fisiologia do CCS. O reitor Nouga Cardoso Batista reconheceu o software como uma valiosa aquisição para o centro, que atendeu tanto a uma demanda dos professores do centro como também atualizou os procedimentos de ensino no que se trata do respeito aos direitos dos animais: “É uma avanço na formação desses futuros profissionais, que garante o zelo no trato aos animais sem perder a qualidade da formação, eu diria até aumentando, considerando que agora as simulações são em seres humanos”.

De acordo com o professor Antônio Maia, coordenador da Comissão de Ética de Uso de Animais, a primeira grande importância é se adequar à nova legislação, que determina que deve-se diminuir o uso ou não mais utilizar animais em aulas práticas. “Esses simuladores vem na tentativa de manter e aumentar a qualidade em termos de prática da fisiologia, já que poderemos fazer todo o processo de simulação de fisiologia nos próprios alunos”, destacou.

Responsável por ministrar o tutorial do programa, a funcionária da Adinstruments, Gabriele Leite, detalhou como funciona o dispositivo: “O software de ensino funciona como um tutorial de aulas práticas, é um passo a passo que vai guiando o grupo de alunos de uma forma independente. Os alunos vão lendo, vão fazendo as conexões dos aparelhos e vão avançando na aula com os registros, com a análise dos dados de uma forma independente”, explica. Ainda segundo ela, o dispositivo conta com aulas variadas, que podem ser usadas até por cursos como o de Educação Física, como as aulas de respiração.

Também estavam presentes na entrega o Pró-Reitor da Proplan, Paulo Henrique Pinheiro, e a vice-diretora do CCS, Naiana Pinheiro. “Esse sistema foi adquirido exatamente para atender a algumas normativas sobre aulas práticas envolvendo os animais, então estamos abolindo essas aulas práticas através desse sistema que foi adquirido com autorização e o orçamento do governador Wellington Dias”, afirmou Paulo Henrique. “A compra dos simuladores vem somar nas aulas de fisiologia, de todos os laboratórios que temos aqui no CCS, bem como pra facilitar a prática pra comunidade acadêmica, tendo em vista que todos os cursos precisam de uma pratica e esses simuladores servirão como base de formação acadêmica para todos os alunos”, finalizou Naiana.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com