Notícias

19 de Abril de 2017

Obras de infraestrutura na UESPI garantem modernização e espaços adequados para a comunidade acadêmica

A Universidade Estadual do Piauí conta atualmente com obras importantes de infraestrutura. Três delas merecem destaque: o novo campus de Oeiras, a reforma da Biblioteca Central do campus Poeta Torquato Neto, e a Pista de Atletismo do mesmo campus, que está sendo preparada de modo a ganhar certificado internacional de qualidade. O campus Torquato Neto também ganhará outras duas obras: um depósito para os arquivos das pró-reitorias e uma grade que substituirá o muro que reveste o campus.

A Pista de Atletismo atualmente encontra-se com 95% das obras de sua primeira etapa concluídas. A segunda etapa trata da colocação da borracha adequada na pista, e encontra-se na fase de vistas das empresas ao processo de licitação. A obra vai garantir para a sociedade piauiense e, principalmente, para os atletas do estado um espaço adequado a todas as modalidades do atletismo. Nela já foram gastos cerca de 4 milhões e 200 mil reais, sendo a segunda etapa orçada em valor semelhante.

Já a construção do campus de Oeiras teve início após a assinatura do contrato em 7 de dezembro de 2016 e posterior assinatura da ordem de serviço no dia 17 do mesmo mês. A obra está orçada em 4 milhões e 590 mil reais e tem previsão de entrega para o começo de 2018. O prédio contará com três blocos; dois deles serão concluídos nesta primeira etapa: um administrativo, com auditório, e o outro com salas de aula, laboratórios e áreas de convivência. A obra está sendo realizada com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho (PT) e de operação de crédito firmada pelo governo do estado junto ao Banco Mundial.

Outra obra reivindicada pela comunidade universitária da UESPI é a reforma da Biblioteca Central do campus Torquato Neto. De acordo com o Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos, Raimundo Isídio, a obra está em vias de ser iniciada: “O pedido de alvará de construção foi solicitado junto à SDU Centro Norte e, assim que for liberada a autorização do alvará, o processo de licitação será iniciado, mediante autorização do reitor”. A reforma já conta com projeto arquitetônico pronto, e está orçada em R$ 500 mil, com financiamento do Tesouro Estadual.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com