Agradecemos a sua participação!

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí torna pública a abertura de inscrições para participação no XXIII Simpósio de Produção Científica, no XXII Seminário de Iniciação Científica e no II Seminário de Inovação Tecnológica, que serão realizados de 16 a 18 de outubro de 2023, na cidade de Parnaíba-PI, no Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira.

Neste ano, as atividades do Simpósio de Produção Científica, do Seminário de Iniciação Científica e do Seminário de Inovação Tecnológica ocorrerão no formato híbrido. As palestras presenciais também serão transmitidas pelo canal do YouTube da Universidade Estadual do Piauí.

Para os alunos inscritos no Seminário de Iniciação Científica, cujos cursos sejam localizados na cidade de Parnaíba-PI, Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, a participação deverá ser presencial, tanto para assistirem as palestras quanto para as apresentações dos pôsteres. Para os demais alunos, cujos cursos sejam localizados em outros campi, será facultativo a sua participação na modalidade presencial, exceto os trabalhos que forem selecionados pelo Comitê Interno de Pesquisa para serem apresentados na modalidade oral e concorrerem aos melhores trabalhos de cada área.

Os demais alunos que optarem pelo formato on-line, deverão apresentar os resultados da sua pesquisa no formato de vídeo-pôster e seguir as orientações que constam no site oficial do evento para enviar o trabalho para comissão organizadora. A Universidade Estadual do Piauí estará fornecendo transporte para professores e alunos e alojamento para os discentes que desejarem participar do evento a ser realizado na cidade de Parnaíba-PI.

Transporte: Para facilitar o deslocamento dos participantes, a UESPI disponibilizará transporte gratuito entre alguns campi da universidade e a cidade de Parnaíba-PI. Os detalhes sobre os horários, locais de saída e retorno serão divulgados oportunamente.

Alojamento: Serão disponibilizadas 100 vagas de alojamento para alunos que desejam participar do evento de forma presencial. Os alojamentos serão providenciados em locais adequados, para garantir o conforto e a segurança dos alunos.

Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição no período de 18 a 30 de setembro, acessando o site oficial do evento na área restrita. Durante o processo de inscrição, os participantes devem informar se desejam participar de forma remota ou presencial. Caso optem pela participação presencial, deverão indicar se necessitam de transporte e alojamento.

As vagas de transporte e alojamento são limitadas e serão alocadas por ordem de inscrição, com prioridade para os discentes bolsistas e voluntários contemplados pelo Edital 2022-2023. A confirmação da disponibilidade de transporte e alojamento será enviada por e-mail, após o término do período de inscrições.

Os participantes que receberem a confirmação para alojamento deverão trazer seus itens pessoais, como roupas de cama, colchonetes e produtos de higiene pessoal. Para os alunos inscritos no Simpósio de Produção Científica e no Seminário de Inovação Tecnológica, será facultada a participação nas apresentações das palestras, na modalidade presencial ou on-line.

Para oferecer flexibilidade e atender às diferentes necessidades dos participantes do Simpósio de Produção Científica e do Seminário de Inovação Tecnológica, o evento oferecerá opções de apresentação tanto para aqueles que optarem por participar de forma remota quanto para aqueles que escolherem a participação presencial.

Os participantes que optarem por participar de forma remota deverão preparar suas apresentações no formato de vídeo-pôster. As orientações detalhadas sobre como criar e enviar os vídeos-pôsteres estarão disponíveis no site oficial do evento, na seção destinada a informações sobre a apresentação remota. Certifique-se de seguir rigorosamente as instruções fornecidas para garantir que sua apresentação seja entregue com sucesso à organização do evento.

Apresentação Presencial (Banner): Para os participantes que escolherem a participação presencial, os trabalhos deverão ser apresentados em formato de banner, bem como para todos aqueles que residem na cidade de Parnaíba-PI.

Os dias e horários específicos para a apresentação presencial serão divulgados no site oficial do evento. Fique atento às atualizações para saber quando e onde apresentar seu trabalho. Certifique-se de preparar seu banner de acordo com as diretrizes estabelecidas no site oficial do evento. Detalhes sobre as dimensões, formato e conteúdo serão fornecidos na seção dedicada à apresentação presencial.

OBJETIVO GERAL

O evento tem como foco principal divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI, vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de proporcionar a iniciação do discente na participação de eventos científicos, bem como promover a socialização de pesquisas de estudantes, professores e profissionais de outras IES.




Realização

UESPI
PROP

 


Apoio

Capes
CNPq
Fapepi

 

Organização

Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa
Reitor

Prof. Dr. Jesus Antônio de Carvalho Abreu
Vice-Reitor

Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Gustavo Olivieira de Meira Gusmão
Diretor de Departamento de Pesquisa

Prof. Dr. Pedro Pio Fontineles Filho
Diretor de Departamento de Pós-Graduação

Prof. Dr. Tales Antão de Alencar Carvalho
Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica

Profa. Dra. Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho
Chefe de Divisão de Planejamento de Projetos

Programação

Local: Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba-PI

Mapa

Inscrições


Valores das Inscrições Orientadores e Bolsistas PIBIC/PIBITI (ciclo 2022-2023) já estão pré-inscritos

Participantes com apresentação
Categoria

Alunos e Orientadores PIBIC/PIBITI da UESPI (ciclo 2022-2023) Gratuito

Logar e atualizar dados
Estudantes de Graduação R$ 25,00 Inscreva-se
Estudantes de Pós-Graduação/UESPI e outras IES R$ 40,00 Inscreva-se
Demais Profissionais (Professores, Técnicos) da UESPI e outras IES R$ 50,00 Inscreva-se

Participantes sem apresentação
Categoria

Participantes como ouvintes R$ 10,00 Inscreva-se
Os inscritos na categoria Estudantes de Graduação, Estudantes de Pós-Graduação e Demais profissionais deverão anexar no ato da inscrição para comprovar sua categoria, um dos comprovantes abaixo:

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação:
  • Carteira de estudante/residência (frente e verso);
  • Declaração de matrícula, Histórico escolar, frequência ou residência carimbada e assinada pela instituição de trabalho ou ensino;
  • Boleto quitado de mensalidade do semestre vigente da instituição de ensino.

Demais profissionais:
  • Certificado de conclusão da graduação;
  • Contracheque;
  • Carteira do conselho da categoria

 

Pagamentos

O pagamento das inscrições deverá ser realizado através de um depósito bancário na Conta Corrente n° 7286-9, FUESPI/Diversos, Agência n° 3791-5 do Banco do Brasil. O Comprovante de pagamento da taxa deverá ser anexado obrigatoriamente no ato da inscrição.

Observação: Não será aceito depósito bancário realizado com utilização de envelope e nem comprovante de pagamento com data posterior ao prazo das inscrições.

 

Calendário

Lançamento do Edital 15/09/2023
Inscrições para o XXII Seminário de Iniciação Científica (exclusivo para os alunos dos PIBIC/PIBITI 2022-2023). Efetivadas automaticamente no momento da submissão do relatório final do PIBIC 2022-2023 na plataforma do SIGPROP. Os alunos deverão atualizar os dados na plataforma do evento (www.uespi.br/simposio ) e informar se irão participar de forma presencial ou remota. Caso opte por participar remotamente deverá inserir os vídeo-pôsteres de 18/09 à 30/09/2023. Obs: os discentes que residem em Parnaíba-PI apresentarão, obrigatoriamente, na forma Presencial, por meio de Pôster.
Inscrições para o XXIII Simpósio de Produção Científica e II Seminário de Inovação Tecnológica 18/09 a 30/09/2023
Inscrições para Ouvintes

18/09 a 30/09/2023
Resultado final dos trabalhos aceitos para o Seminário de Inovação Tecnológica e para Simpósio de Produção Científica. Até 06/10/2023
Justificativas de Ausência

16/10 a 20/10/2023
Realização do Evento

16 a 18/11/2023

 


Normas de Inscrição

As submissões que não estiverem de acordo com as normas do edital serão indeferidas;

O conteúdo expresso nos trabalhos é de inteira responsabilidade do aluno autor, não podendo ser imputado ao evento quaisquer responsabilidades. Faça sua inscrição apenas após revisão de todo o conteúdo;

Nenhuma alteração será permitida após a inscrição. Os autores possuem pleno conhecimento que o texto deve ser inédito e original, não apresenta plágio e atende a todos os procedimentos éticos da pesquisa científica;

Com relação à pesquisa com seres humanos e animais, o autor assume o cumprimento das legislações e normas éticas que regem esta área, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de ética em Pesquisa específicos; e

Os resumos inscritos e apresentados no XXIII Simpósio de Pesquisa Científica, XXII Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Inovação Tecnológica serão publicados eletronicamente no livro de resumos do evento.

 

TEMPLATE para banners: Baixar Template

 

TEMPLATE para as apresentações (videoconferência/vídeo-pôster): Baixar Template

 

Vídeo-pôster: Link do vídeo de até 5 minutos inserido na plataforma YouTube com a apresentação de sua pesquisa.

O vídeo pode deve ser postado no formato "não listado" para que o mesmo não seja localizado através da ferramenta de busca do Youtube, mas irá permitir que quem tiver o link consiga assistí-lo normalmente.

Ao fazer o envio do vídeo o autor autoriza a UESPI, de forma gratuita e sem limitação temporal, a utilizar o vídeo, veicular no site do evento e sites vinculados, em canais de compartilhamento de vídeos e redes sociais da Universidade Estadual do Piauí.

Clique na aba Vídeo-Pôster e Vídeoconferência para assistir a algumas orientações de como produzir, postar e agir nestas duas modalidades de apresentação

Vídeo-pôster e Vídeoconferência


1 - Orientações para a gravação do vídeo-pôster

Opção 1 - Somente com sua imagem falando à câmera Exemplo

Opção 2 - Sua imagem falando e/ou mostrando algum equipamento ou item referente ao trabalho Exemplo

A gravação pode ser realizada pelo celular ou por um software/plataforma de sua preferência e familiaridade.

A seguir, sugerimos alguns tutoriais que podem ajudar na gravação: Tutorial 1  Tutorial 2


2 - Dicas de gravação

  • Faça um planejamento para que o vídeo tenha a duração máxima de 5 minutos;
  • A gravação poderá ser feita através de um smartphone, notebook ou câmera. Utilize que o recurso que você possuir e tiver familiaridade;
  • Verifique a luz do local onde vai gravar. Se possível, grave durante o dia e em um lugar com boa iluminação;
  • Utilize fone de ouvidos com microfone (até os simples que usamos em celulares funcionam muito bem);
  • Evite locais com ruídos;
  • Se for gravar com o celular, utilize o aparelho na horizontal;
  • Apoie o equipamento para evitar imagens tremidas;
  • Grave em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não grave nem exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a gravação não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição, título do trabalho e se o trabalho teve orientador, identifique-o também.

Apresentamos a seguir um tutorial que pode ajudar você a gravar seu Vídeo-Pôster utilizando a plataforma Loom: Tutorial

Se quiser, faça a gravação e edição de seu vídeo pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.

É possível incluir letterings, ou seja, rótulos, com informações de destaque, imagens, sons, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico. Se você se sentir seguro para acrescentar, pode caprichar utilizando esse recurso.

Exemplos de softwares de edição: ApowerEdit, Windows Movie Maker, YouTube Video Editor, Shotcut, Lightworks, Cyberlink PowerDirector, IMovie, InShot, Ocam, Screenflow, Movavi Video Editor, Adobe Premiere, Sony Vegas, entre outros.

Por fim, poste seu Vídeo-pôster na plataforma YouTube para obter um link do vídeo postado e envie o link no formulário de inscrição do evento.

Seja criativo! Bom trabalho!


3 - Orientações para Apresentação Oral e Banner na modalidade presencial

Os bolsistas e voluntários inscritos no PIBIC/PIBITI (vigência 2022-2023) do Campus de Parnaíba apresentarão seus trabalhos exclusivamente no XXII Seminário de Iniciação Científica na modalidade Banner (presencialmente).Os demais alunos inscritos nesse programa podem optar por participarem e apresentarem os seus trabalhos presencialmente em Parnaíba ou remotamente , por vídeo pôster. Ainda, conforme as indicações do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPIT, serão escolhidos os 3 melhores trabalhos de cada área para serem apresentados por vídeo conferência (os trabalhos escolhidos serão notificados via e-mail). O banner deverá conter a logo do evento, bem como seguir minimamente, uma estrutura com: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados obtidos, Considerações e Referências. O tamanho do banner deverá ser de 90cm x 120cm. As apresentações orais deverão ser realizadas no Power Point e seguir as mesmas estruturas do banner.

TEMPLATE para as apresentações (videoconferência/vídeo-pôster): Baixar Template

Perguntas Frequentes

O evento será realizado na cidade de Parnaíba-PI. Para oferecer flexibilidade e atender às diferentes necessidades dos participantes, o evento oferecerá opções de apresentação tanto para aqueles que optarem por participar de forma remota quanto para aqueles que escolherem a participação presencial.

Há duas categorias de inscrição: com apresentação / ouvintes.

As inscrições para expositores de trabalhos no SIC (Seminário de Iniciação Científica) são destinadas aos participantes dos programas PIBIC e PIBITI (2022-2023) da UESPI, enquanto que os e demais participantes que quiserem apresentar suas pesquisas, devem se inscrever no SPC (Simpósio de Produção Científica), ou no Seminário de Inovação Tecnológica, conforme as regras do edital. Aqueles que não quiserem apresentar trabalhos, devem se inscrever como ouvintes.

Você deverá realizar sua inscrição de acordo com as normas e prazos do calendário do evento.

Será uma inscrição simples e rápida que permitirá acesso ao ambiente virtual.

O visitante terá acesso às palestras, trabalhos de Iniciação Científica e possibilidade de interação (via chat) com os alunos expositores. Vale ressaltar que os inscritos nessa categoria também receberão certificado de participação no evento.

Caso o participante opte por participar presencialmente, deverá elabora um banner para apresentar. No entanto, se o participante for participar remotamente, no ato da inscrição o expositor precisará anexar um resumo e um vídeo-pôster de sua pesquisa. Caso seja selecionado pelo Comitê de Avaliação, será convidado para apresentar ao vivo, por videoconferência, em salas virtuais do evento. A Comissão avaliadora entrará em contato com os autores dos trabalhos selecionados para convidá-los e repassar mais detalhes sobre essa modalidade.

Sim. O conteúdo da sua inscrição será justamente aquele que constará na plataforma virtual do evento.

Atenção às normas! Não serão permitidas alterações futuras.

O resumo deverá conter brevemente: introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos e conclusões. Não é permitida a citação de referências bibliográficas no resumo.

O resumo pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deve necessariamente tratar-se de uma pesquisa científica desenvolvida ou em desenvolvimento, e não apenas de uma proposta de trabalho.

O vídeo-pôster nada mais é do que uma gravação, mesmo que caseira, da apresentação de uma pesquisa. Há diversas formas de gravá-lo. Veja as dicas e exemplos na opção 'Vídeo-pôster' no menu desse site.

Vale lembrar que o vídeo-pôster solicitado pelo evento deve ter até 5 minutos, por isso, faça um planejamento para que apenas os principais pontos da pesquisa sejam relatados. Use a sua criatividade!

O link do vídeo-pôster deve ser inserido no ato da inscrição.

Não. Apenas os alunos PIBIC/PIBIT 2022-2023 são obrigados a apresentar neste evento. Você é convidado a apresentar alguma outra pesquisa já desenvolvida ou a participar como ouvinte e já ir se familiarizando com o evento.

Basta selecionar, no ato da Inscrição, sua participação ou como apresentação de trabalho no XXIII Simpósio de Produção Científica ou como ouvinte no evento. Lembramos que a participação no XXII Seminário de Iniciação Científica é exclusiva para os alunos PIBIC/PIBIT 2021-2022.

Basta selecionar, no ato da Inscrição, sua participação ou como apresentação de trabalho no XXII Simpósio de Produção Científica ou como ouvinte no evento. Lembramos que a participação no XXI Seminário de Iniciação Científica é exclusiva para os alunos PIBIC/PIBIT 2021-2022.

O Banner deverá ter as dimensões de 90cmx120cm, conter a logo do evento e os elementos básicos: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referência.

Entre em contato conosco!

Atendimento: 2ª a 6ª feira pelo email: spc.sic@prop.uespi.br

Justificativa de ausência

I. A justificativa de ausência do professor orientador ou aluno do PIBIC 2022-2023 deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE no campo específico no site oficial do evento.

II. O sistema estará aberto para receber estas justificativas no período de 16 a 20/10/2023.

III. Todas as justificativas serão analisadas pelo Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPIT da UESPI. Posteriormente, será informado para o requerente se a justificativa foi aceita ou não.

IV. A falta da justificativa do professor orientador ou do aluno PIBIC 2022-2023, neste prazo, implicará no impedimento de concorrer no processo seletivo do PIBIC 2024-2025.

Faça agora mesmo a sua inscrição

16 a 18 de outubro de 2023