Conheça o Programa


Histórico

O Mestrado Acadêmico em Letras foi criado em 2010, depois de submissão e aprovação de projeto junto à Capes. Portanto, um programa de mestrado novo e com disposição para desenvolver-se e firmar-se dentro do universo da pesquisa acadêmica em literatura no Brasil. O programa é vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), regulamentado pela Resolução n.º 024/2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX – pautado por regimento próprio e pelos dispositivos do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Estadual do Piauí.

O campi onde está instalado o programa de mestrado fica em Teresina, a capital do Estado do Piauí, cidade com uma população de cerca de 900 mil habitantes, que se destaca como um centro de prestação de serviços, sobretudo, nas áreas da saúde e da educação, para uma vasta região, localizada na intersecção do Nordeste com o Norte e o Centro-Oeste do país, atraindo uma grande quantidade de pessoas oriundas de outros Estados, que buscam, na capital piauiense, oportunidade de formação acadêmica, tanto no nível superior, quanto no nível de pós-graduação. O mestrado vislumbra não apenas com um público local, egresso dos cursos de graduação em Letras das duas universidades públicas (UESPI e UFPI) e de faculdades privadas, mas também com um público da circunvizinha, oriunda de diversas graduações em Letras, de cidades do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros municípios vizinhos do Estado do Piauí. Esse público poderá ser cada vez mais ampliado, à medida em que o Mestrado em Letras da UESPI for se consolidando, através do seu conceito na CAPES, o que, certamente, também contribuirá para que alcance elevado prestígio social em âmbito regional.

O programa é mantido por professores da área de Letras, com 09 (nove) professores credenciados como docentes permanentes e 02 (dois) colaboradores (todos vinculados a UESPI). As atividades do Mestrado Acadêmico em Letras estão voltadas para a qualificação de docentes, pesquisadores e demais profissionais da Área de Letras bem como de outras áreas afins, na perspectiva de um compromisso contemporâneo de geração e disseminação do saber em caráter transdisciplinar da pesquisa e do ensino desenvolvidos pelo Programa, cuja área de concentração intitula-se Literatura, Memória e Cultura.

Objetivos

  • Preparar o profissional de Letras para o ensino da Literatura em qualquer nível, em especial Ensino Médio e Fundamental.
  • Promover a pesquisa sobre literatura, contribuindo para o incremento da produção científica nessa área do conhecimento.
  • Propiciar o espaço acadêmico que atenda em âmbito local e regional as demandas de produção, intercâmbio e difusão das características e singularidades da cultura piauiense.
  • Estabelecer diálogos entre estudos literários e suas interfaces com outras áreas do saber.

Estrutura Curricular

O Currículo do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI é constituído de 34 créditos, dos quais 24 (vinte e quatro) correspondem a créditos em disciplinas, e 10 (dez) em créditos relativos à elaboração da dissertação. A estrutura curricular é composta de 02 (dois) Núcleos de disciplinas: Obrigatórias e Eletivas. As Disciplinas Obrigatórias visam oferecer, para a Área de Concentração, as bases teóricas em Literatura, Memória e Cultura e da produção do conhecimento necessárias à formação do docente e pesquisador na Área de Letras, compreendendo um total de 08 (oito) créditos. As Disciplinas Eletivas visam oferecer oportunidades de aprofundamento de temáticas vinculadas às áreas de pesquisa dos professores e ao interesse dos alunos quanto ao desenvolvimento de seu projeto de dissertação, perfazendo um total de 16 (dezesseis) créditos. O aluno poderá também cursar disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-Graduação de outra IES desde que o total de créditos das disciplinas cursadas não ultrapasse o limite de 08 créditos.

A estrutura administrativa e organizacional do Mestrado Acadêmico em Letras é composta dos seguintes órgãos:

  1. Colegiado de Curso;
  2. Coordenação de Curso;
  3. Subcoordenação de Curso;
  4. Secretaria Administrativo-Acadêmica de Curso;
  5. Laboratório de informática.

Perfil do profissional a ser formado

O Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí visa formar o profissional capaz de atuar na área de Letras, com as seguintes capacidades:

  • Exercer com competência as atividades inerentes à docência.
  • Contribuir na elaboração de políticas públicas de fomento ao ensino e à pesquisa na área de literatura, em todos os níveis de educação.

Total de créditos para titulação

Disciplina Dissertação Créditos
14 10 34